PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Ir para baixo

Carta-convite:Discutir discriminação na escol Empty Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Mensagem por carolzinhag3 Sáb 05 Mar 2016, 17:34

Olá! Poderiam corrigir minha redação, por favor?
Proposta: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/carta-convite-discutir-discriminacao-na-escola.htm

Tema:" Carta-convite: discutir discriminação na escola"

Um convite à tolerância


Como disse o filósofo Voltaire “o preconceito é uma opinião não submetida a razão”. Tal preconceito pode ser exemplificado a partir da homofobia, no qual esse tipo a aversão, muitas vezes, acaba gerando casos gravíssimos de violência e discriminação. Por conta disso, o debate é uma ferramenta essencial para a mudança e ampliação de pensamentos acerca desse assunto.

A falta de discussão é um dos fatores para que diversos familiares acabem tratando com descaso seus parentes que consideram homossexuais. Segundo o jornal EM, a violência em casa contra pessoas de grupos LGBTs ultrapassam as agressões nas ruas. Isso se deve, sem dúvidas, à cultura da intolerância predominante em todo mundo que só será desenraizado com a disseminação de ideias contrárias ao ódio e ao medo das diferenças sexuais.

Essas ideias se referem ao fato de que todos podem conviver de maneira respeitosa, mesmo com suas distinções, sejam elas sexuais, religiosas, raciais. A escola é um ótimo ambiente para que esses pensamentos possam ser divulgados, não só dentro, como fora dela. Os alunos são instrumentos de informação que podem mudar a vida de diversas pessoas que sofrem diariamente com a intolerância, assim como a mente dos próprios intolerantes.

Logo, a presença dos alunos e professores no debate que ocorrerá na escola poderá ter consequências positivas tanto para o âmbito escolar como para o social. São poucas as oportunidades que se há para discutir um assunto tão sério como a diversidade sexual. Essa é a hora de fazer a diferença e de se praticar a cidadania. 
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carta-convite:Discutir discriminação na escol Empty Re: Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Mensagem por Convidado Sáb 05 Mar 2016, 23:40

No primeiro parágrafo, poderia colocar algo que chame a atenção do leitor já que a carta é para convocação. Alguma pergunta para o público ou uma pequena convocação de todos melhoria. 

ok... depois de ler todo o texto, notei que faltou vc colocar algo para chamar o leitor e falar diretamente para eles. Nesse texto tipo carta são usados normalmente "senhor", "presidente", "vossa excelência" , no caso, seria"representantes", "corpo estudantil"... 

Pessoalmente, leria até dois parágrafos texto para entender o que é o comunicado e até ai não tinha a menor ideia que vc estava me chamando(como aluno) para discutir sobre um assunto, só fui saber no final do texto(até ai pensei que era uma dissertação sobre o assunto e não uma carta)... ou seja, tinha que parecer logo no começo uma convocação e retomá-la no final. Claro, dando os "porquês" no desenvolvimento da necessidade como cidadão ou como aluno de ir, talvez mostrar alguma situação absurda para mover o aluno também serviria.

Teria que reconstruir o texto nessa parte para depois dai passar para parte dos argumentos... 

Não sou muito experiente com carta X(

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carta-convite:Discutir discriminação na escol Empty Re: Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Mensagem por carolzinhag3 Dom 06 Mar 2016, 17:09

Eu fiquei meio confusa quanto a isso. O tema é sobre uma carta-convite, mas se você ler no final eles falam que  o texto "deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa". 
Sendo que, pelo o que aprendi na escola, dissertações devem ser impessoais. 
Isso me confundiu um pouco. 

Obrigada pela ajuda!!
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carta-convite:Discutir discriminação na escol Empty Re: Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Mensagem por Convidado Dom 06 Mar 2016, 18:07

Sim, carta tem uma estrutura de dissertação, mas não apenas isso. Você precisa se comunicar com o leitor é uma carta endereçada... tem um objetivo de falar com alguém. Isso é o necessário... se vc não colocar isso passa de carta para dissertação pura e simples. Vc precisa convencer(assim como na dissertação o leitor) e falar como ele(uma carta para uma pessoa ou grupo conhecido).

Vc não vai colocar o "eu quero que venha", mas poderia ser algo como: "Por conta disso, o debate é uma ferramenta essencial para a mudança e ampliação de pensamentos acerca desse assunto. Dessa maneira é mais do que necessário todo o corpo estudantil discutir essa questão o mais urgente possível. "


E na estrutura coloca os os "pronomes de tratamento" que se faz necessário na carta. Tanto no início na introdução era necessário um "Caro, corpo de alunos, (...)" na linha a passava a falar com esses alunos. Procura na net "estrutura carta redação" vc vai notar isso. 


É assim mesmo. Bons estudos ai ^^

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carta-convite:Discutir discriminação na escol Empty Re: Carta-convite:Discutir discriminação na escol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos