PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discriminação nas escolas e sociedade em gera

3 participantes

Ir para baixo

Discriminação nas escolas e sociedade em gera Empty Discriminação nas escolas e sociedade em gera

Mensagem por Ludmilla Mayer Seg 10 Mar 2014, 17:29

TEMA: Discriminação nas escolas e sociedade em geral


É inerente ao homem a necessidade de viver num meio no qual tudo pareça estar ao alcance de seu entendimento. A intolerância ao diferente, compreendida no ato de discriminar, é resultado da quebra dessa comodidade, gerando comportamentos abusivos contra as vitimas, em vários tipos de ambiente, como nas escolas.
No Brasil, por exemplo, a discriminação é secular e enraizada na história do país. Índios  e negros foram as primeiras vítimas desse tipo de comportamento e, depois, por diferentes causas, as vítimas foram se estendendo a diversas classes do país.
Entretanto, não só acontecimentos históricos geram atos discriminatórios. Uma educação familiar baseada na intolerância causa nas crianças, ensinadas a agir de tal forma, um sentimento de aversão ao diferente, externalizado em seus ambientes de convívio social, como o escolar, através de atos de violência verbal e física.
Nesse caso, em especial, a vítima, igualmente criança em estado de formação de sua identidade pessoal, pode canalizar essas atitudes para sua própria inaceitação, gerando em si um sentimento de inferioridade, afetando sua vida adulta.
Dessa maneira, o combate a atitudes discriminatórios deve ser iniciado ainda na infância. Pais e escolas devem trabalhar, de forma integral, contra esse mal. Pais devem interagir de forma saudável com seus filhos, ensinando-os a respeito da diversidade humana.Além disso, as escolas devem implantar em sua grade curricular campanhas contra atos discriminatórios entre os alunos para que, com eficácia, a discriminação seja combatida.

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 28
Localização : Marabá, Pará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discriminação nas escolas e sociedade em gera Empty Re: Discriminação nas escolas e sociedade em gera

Mensagem por Euclides Seg 10 Mar 2014, 17:43

Muito bom, Ludmilla! Eu gostei. Não faço reparos. Achei particularmente importante colocar o problema nas mãos do seu reais agentes e não jogar tudo nas mãos do governo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Discriminação nas escolas e sociedade em gera Empty Re: Discriminação nas escolas e sociedade em gera

Mensagem por Dela Corte Seg 10 Mar 2014, 18:15

Erros:

"(...)" - Recomenda-se título às redações. Mesmo que não seja obrigatório, dá um ar de "masterpiece" à sua redação.

"em vários tipos de ambientes" - Esqueceu do plural.

"secular" - Não foi um erro: só tenha cuidado com a palavra. Hoje ela é muito usada como sinônimo de "laico" e "profano".

"e, depois, por diferentes causas, as vítimas foram se estendendo a diversas classes do país." - Sua justificativa é vaga e irreal. A discriminação, nos primeiros séculos de nossa história, contra os índios (os negros virão em massa bem depois), foi o que gerou todos os outros tipos de discriminação? Não existia discriminação no Brasil antes da chegada dos portugueses? Não existia discriminação no mundo antes da chegada dos portugueses?

"Uma educação familiar baseada na intolerância" - Hoje a educação dos filhos pouco se dá devido à família. Há influência daquilo que vem de casa, mas não  a formação que vem da escola, dos amigos, da rua, da mídia e de muitas outras fontes não pode ser desprezada. 

"atitudes discriminatórias" - confusão de gênero da palavra

"Pais e escolas devem trabalhar, de forma integral, contra esse mal." - Sua proposta de intervenção ficou utópica e exagerada. Considere a impossibilidade de certos pais (e mais ainda de certas escolas!) de gastar todo o tempo de suas vidas lutando contra a discriminação. A dedicação "24-horas-por-dia" é quase inexistente. E houve um eco entre "integral" e "mal".

"campanhas contra atos discriminatórios entre os alunos" - Ambiguidade: as campanhas serão entre os alunos ou os atos discriminatórios são entre os alunos?

Comentários:

Ludmilla,

Sua redação ficou rasa. Você não utilizou citações, não citou fontes históricas nem se referiu a acontecimentos concretos. Sua opinião de forma alguma está errada, mas ela não passa do que chamamos de senso comum: a maioria dos candidatos faria uma redação similar. Você poderia ter mostrado uma abordagem diferente e interessante dissertando sobre cotas, preconceito com estrangeiros, a rixa "escola particular X escola pública"... 

Seu primeiro parágrafo ficou muito bom (apesar de não ser um parágrafo introdutório clássico, você demonstrou a origem psicológica o preconceito, mas não desenvolveu a ideia), porém em alguns momentos você chegou a extravasar os limites do real, esquecendo-se talvez que a sua redação precisa refletir sobre a realidade do mundo, e não sobre a realidade que você tem em mente... 

Escreva sempre com o cérebro. Quando sentir que a redação está fluindo fácil demais, pare e analise o teor passional de suas palavras: muitas vezes você está derramando seus próprios "pré-conceitos" no papel.

Abraços.
Dela Corte
Dela Corte
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 31/05/2013
Idade : 26
Localização : Jacareí, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Discriminação nas escolas e sociedade em gera Empty Re: Discriminação nas escolas e sociedade em gera

Mensagem por Ludmilla Mayer Seg 10 Mar 2014, 19:47

Obrigada Euclides e Dela Corte, todas suas considerações são válidas. Ficarei atenta a todas elas.[size=15.6][/size]

Ludmilla Mayer
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 14/07/2012
Idade : 28
Localização : Marabá, Pará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discriminação nas escolas e sociedade em gera Empty Re: Discriminação nas escolas e sociedade em gera

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos