PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida conceitual

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida conceitual Empty Dúvida conceitual

Mensagem por mddgabriel Seg 26 maio 2014, 12:27

A minha dúvida é meramente conceitual, mas gostaria muito de entender melhor:
Quando começamos a aprender sobre eletricidade, sempre nos falam da experiência de atritar uma caneta no cabelo, depois aproximá-la a pedaços de papel, para vê-los sendo atraídos.
Uma coisa que eu nunca entendi é: A caneta, após o atrito fica eletrizada, porém o papel não está.. como pode haver força elétrica então? Pela lei de Coulomb, a força depende do produto das cargas, logo, se um corpo não tem carga, como pode haver força elétrica?
Quem puder ajudar, seria bem legal! Obrigado Smile

mddgabriel
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Matheus Fillipe Seg 26 maio 2014, 13:34

Corpos neutros podem ser suavemente atraídos quando lhe és aproximado uma carga. O campo elétrico atua como um polarizador das cargas no material. Suponha que a caneta seja carregada positivamente. Existem alguns elétrons livres no papel(essa propriedade varia com os materiais). Esses elétrons são atraídos pela caneta e se concentram no lado do papel que está virado para a caneta. 

Lembra se das forças de lvan der waals em moléculas, que fazem substâncias apolares se atraírem. É o mesmo conceito. Momentaneamente os objetos são atraídos e se você deixar a caneta encostar no papel ai sim os papeis ficarão carregados e ficarão "mais dispostos" a se aderirem na caneta.
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 26
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por mddgabriel Ter 27 maio 2014, 10:28

Eu tinha pensando algo assim.. Mas, tipo, se ficarmos com cargas negativas no papel perto da caneta, terão cargas positivas no papel longe da caneta, ai eu pensei que teríamos uma força de atração devido aos elétrons perto, e uma repulsão devido a falta de elétrons longe, ai, como as dimensões do papel são bem pequenas, a distância seria quase a mesma, e a força de atração e repulsão teriam praticamente a mesma intensidade

mddgabriel
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida conceitual Empty Re: Dúvida conceitual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos