Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
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Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
Relembrando a primeira mensagem :
No circuito mostrado na figura a força eletromotriz e sua resistência interna são respectivamente ε e r. R1 e R2 são duas resistências fixas. Quando o cursor móvel da resistência R se mover para A, a corrente i1 em R1 e a corrente i2 em R2 variam da seguinte forma:
as correntes i1 e i2, respectivamente
a) Cresce / Decresce.
b) Cresce / Cresce.
c) Decresce / Cresce.
d) Decresce / Decresce.
e) Não varia / Decresce
Como eu poderia estimar as correntes i1 e i2 à medida que o cursor se desloca em função da fem, R1, R2 e i? o gabarito está dizendo que é letra e) :bounce: Mas acredito que seja letra c)
No circuito mostrado na figura a força eletromotriz e sua resistência interna são respectivamente ε e r. R1 e R2 são duas resistências fixas. Quando o cursor móvel da resistência R se mover para A, a corrente i1 em R1 e a corrente i2 em R2 variam da seguinte forma:
as correntes i1 e i2, respectivamente
a) Cresce / Decresce.
b) Cresce / Cresce.
c) Decresce / Cresce.
d) Decresce / Decresce.
e) Não varia / Decresce
Como eu poderia estimar as correntes i1 e i2 à medida que o cursor se desloca em função da fem, R1, R2 e i? o gabarito está dizendo que é letra e) :bounce: Mas acredito que seja letra c)
Dinheirow- Jedi
- Mensagens : 263
Data de inscrição : 12/06/2012
Idade : 29
Localização : Brasil
Re: Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
Ah, agora entendi, professor!Elcioschin escreveu:O fato de consideramos r = 0 vai ter uma consequência: a tensão nos dois ramos vai ser a própria fem do gerador
a) Considerando r = 0 e R1 = R2 = R = 10 Ω --->
Re = 10.20/(10 + 20) = 20/3 Ω ---> i = 15 A ---> i1 = 10 A ---> i2 = 5 A
b) R'e = 10.10/(10 + 10) = 5 Ω ---> i' = 20 A ---> i'1 = i'2 = 10 A
Note que Re diminuiu de 20/3 Ω para 5 Ω
Note que i1 ficou igual (10 A) e i2 aumentou de 5 A para 10 A
Isto é uma constatação matemática e não justifica discussão.
Muito obrigado pela ajuda!
Arlindocampos07- Mestre Jedi
- Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil
Re: Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
Arlindo
O assunto é muito interessante e merece um pouco mais de discussão:
Eu usei exemplos numéricos, por mim escolhidos, para poder explicar melhor o que acontece.
Mas o que acontece se os valores de R1, R2, R forem diferentes?
Para responder, devemos fazer uma análise matemática:
Sejam dois resistores em paralelo R1 e R2, (por exemplo, R1 = 3 Ω e R2 = 6 Ω)
A associação em paralelo deles sempre resulta num resistor equivalente Re menor do que o menor deles: Re < R1 ou menor que ambos, se forem iguais: Re < R1 = R2
a) 3 // 6 ---> Re = 2
b) 3 // 3 ---> R'e = 1,5
Note que R'e < Re
Vamos agora manter R1 fixo e variar R2:
Quando R2 for muito, muito grande ---> R2 = ∞
Neste caso, não passa corrente em R2 e ele pode ser retirado do circuito.
Logo, neste caso Re = R1
Quando R2 for muito, muito pequeno ---> R2 = 0 (curto circuito).
Neste caso, toda a corrente passa pelo curto-circuito e nenhuma por R1, logo, R1 pode ser retirado do circuito. Logo, Re = 0
Eis um gráfico de Re x R2, mantendo R1 fixo:
Obs.: O que eu denominei R2 acima, equivale à R2 + R na presente questão; o que varia é R
O assunto é muito interessante e merece um pouco mais de discussão:
Eu usei exemplos numéricos, por mim escolhidos, para poder explicar melhor o que acontece.
Mas o que acontece se os valores de R1, R2, R forem diferentes?
Para responder, devemos fazer uma análise matemática:
Sejam dois resistores em paralelo R1 e R2, (por exemplo, R1 = 3 Ω e R2 = 6 Ω)
A associação em paralelo deles sempre resulta num resistor equivalente Re menor do que o menor deles: Re < R1 ou menor que ambos, se forem iguais: Re < R1 = R2
a) 3 // 6 ---> Re = 2
b) 3 // 3 ---> R'e = 1,5
Note que R'e < Re
Vamos agora manter R1 fixo e variar R2:
Quando R2 for muito, muito grande ---> R2 = ∞
Neste caso, não passa corrente em R2 e ele pode ser retirado do circuito.
Logo, neste caso Re = R1
Quando R2 for muito, muito pequeno ---> R2 = 0 (curto circuito).
Neste caso, toda a corrente passa pelo curto-circuito e nenhuma por R1, logo, R1 pode ser retirado do circuito. Logo, Re = 0
Eis um gráfico de Re x R2, mantendo R1 fixo:
Obs.: O que eu denominei R2 acima, equivale à R2 + R na presente questão; o que varia é R
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Arlindocampos07 gosta desta mensagem
Re: Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
Compreendi perfeitamente esta análise, professor! Agora realmente ficou claro o comportamento da Req. Muito obrigado pela discussão!Elcioschin escreveu:Arlindo
O assunto é muito interessante e merece um pouco mais de discussão:
Eu usei exemplos numéricos, por mim escolhidos, para poder explicar melhor o que acontece.
Mas o que acontece se os valores de R1, R2, R forem diferentes?
Para responder, devemos fazer uma análise matemática:
Sejam dois resistores em paralelo R1 e R2, (por exemplo, R1 = 3 Ω e R2 = 6 Ω)
A associação em paralelo deles sempre resulta num resistor equivalente Re menor do que o menor deles: Re < R1 ou menor que ambos, se forem iguais: Re < R1 = R2
a) 3 // 6 ---> Re = 2
b) 3 // 3 ---> R'e = 1,5
Note que R'e < Re
Vamos agora manter R1 fixo e variar R2:
Quando R2 for muito, muito grande ---> R2 = ∞
Neste caso, não passa corrente em R2 e ele pode ser retirado do circuito.
Logo, neste caso Re = R1
Quando R2 for muito, muito pequeno ---> R2 = 0 (curto circuito).
Neste caso, toda a corrente passa pelo curto-circuito e nenhuma por R1, logo, R1 pode ser retirado do circuito. Logo, Re = 0
Eis um gráfico de Re x R2, mantendo R1 fixo:
Obs.: O que eu denominei R2 acima, equivale à R2 + R na presente questão; o que varia é R
Arlindocampos07- Mestre Jedi
- Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil
Re: Dúvida simples geradores e receptores (ITA)
Saliento para quem estiver lendo:
A matemática é uma excelente ferramenta para analisar comportamentos da ciência!
Basta saber usar estas ferramentas!
A matemática é uma excelente ferramenta para analisar comportamentos da ciência!
Basta saber usar estas ferramentas!
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Arlindocampos07 gosta desta mensagem
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