PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda sobre o vestibular

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por ViniciusAlmeida12 29/4/2013, 10:36 am

Bom gente, não sei se vocês perceberam mas eu sou bem novo aqui no fórum, me inscrevi e comecei a postar as minhas dúvidas no começo desse ano porém frequento desde o ano passado. Nunca tinha visto essa seção do fórum porém quando vi senti um grande alivio já que muitas pessoas aqui estão passando por uma situação ao menos parecida com a minha, o que acontece é o seguinte, eu ainda estou no segundo ano do ensino médio mas tenho 17 anos (não repeti, entrei um ano atrasado na escola) e tenho bastante medo do ano que vem, já que quero prestar vestibular pra UFBA e acho que vocês devem saber o quanto é dificil passar (principalmente pela segunda fase), mas enfim... o fato é que eu não era tão preocupado com estudos assim e comecei a me dedicar e perceber mesmo que eu tinha que melhorar isso no ano passado, ainda no primeiro ano, e a partir do meio do ano, entre julho e agosto, comecei a me dedicar verdadeiramente e passei a ser um dos melhores alunos da minha sala. Mas o meu real problema é que eu tenho muito medo de não conseguir passar no vestibular no ano que vem e ficar um ano todo apenas estudando, isso não seria problema pra uma pessoa que entrou com a idade certa no colégio mas pra mim vai ser e muito já que eu tenho um ano de atraso e além disso há muitos assuntos que eu não domino perfeitamente (especialmente do ano passado, na época em que eu não era tão ligado em estudar) e por conta disso eu queria que vocês me recomendassem o que fazer. Devo começar a estudar desde agora esses assuntos? Posso esperar mais um pouco?
Outro grande problema é que minha escola cobra muito dos alunos, então eu passo por verdadeiras maratonas de estudo, todos finais de semana e feriados eu passo estudando o dia todo e por isso não tenho tempo pra revisar esses outros assuntos além disso eu sou bem lento pra resolver questões e pra pensar, queria que vocês me dessem algumas dicar sobre como resolver isso, como pensar mais rapidamente.
Enfim, muito obrigado por lerem tudo isso e desculpem pelos possiveis erros de ortografia.

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por wstroks 29/4/2013, 11:25 am

Cara se tu quer Ufba se prepare pois existem boatos que a Ufba vai tirar a segunda fase, sendo que será só enem ( ae já sabe concorrência já é grande vai ser maior ainda ). Na minha opinião não espere pra estudar pro vestibular , ae vc deve ta pensando pq ? a resposta é obvia, se vc começa a estudar cedo já tem vantagem sobre seus concorrentes.

Velho medo é normal e isso pelo menos ao meu modo de ver é importante não adianta vc ir pro vestibular confiante tem que ter sempre um pé atras , kkk eu mesmo pego a prova tremendo ( quem já passou por isso sabe como é sauhsahusa ) .

Agora em relação a assuntos que devem ser estudados , livros e dicas ( de uma pesquisada no fórum ).



wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por Giiovanna 29/4/2013, 11:43 am

Caro Vinícius,

Assim como você (terminará), eu terminei o terceiro ano com 18 anos (não por estar um ano atrasada, mas por ter nascido no final do ano). Felizmente, consegui passar na USP logo no final do terceiro ano, após um ano de muita dedicação e esforço. Mas, diferente de você, comecei a me preocupar com estudos no terceiro ano somente,e também tinha dificuldade em muitos assuntos dos anos anteriores, que consegui recuperar tranquilamente no terceiro, já que é um ano basicamente de revisão.

Mas sim, tive que começar a estudar praticamente do zero, lendo, inclusive, o material do primeiro e segundo ano para poder acompanhar, e digo que consegui tranquilamente recuperar o tempo perdido e adquiri um bom desempenho para ser também a melhor aluna da classe (como você), fazendo as melhores pontuações nos simulados. No segundo trimestre, fechei todas as matérias com 10, todas sem exceção. Mas o boletim não importa, não deve ser um objetivo, mas apenas um reflexo do seu esforço e a garantia de que você está tendo resultados positivos. Meu objetivo nunca foi tirar 10 em nada, mas saber o suficiente para realizar o meu sonho que era entrar na USP.

Bom, vejo que você já está começando cedo, e te garanto que você é um dos poucos a, nesse momento, estar se preocupando com isso e estará ganhando uma boa vantagem sobre seus concorrentes. Mas isso não é garantia de sucesso, mas te da uma boa margem a frente.

Se vocę tem dificuldades com a matéria do primeiro ano, por falta do seu interesse ano passado, saiba que se você está conseguindo ir bem esse ano, a sua dificuldade não é tão grande quanto parece. A matéria é cumulativa Ou seja, se você consegue fazer tranquilamente ou está correndo atrás para aprender a fazer os exercícios do segundo ano, saiba que a sua dificuldade não é tão grande quanto parece ser. O primeiro ano fornece a base para o segundo. Estudando agora, com certeza, no terceiro ano, você terá muito mais facilidade com as matérias que você pensa que perdeu no primeiro. Isso não significa que você deve relaxar. Sempre que encontrar uma dificuldade que precise de matérias passadas, acho certo priorizar retomar os conceitos de anos anteriores, que são tão necessários para resolver alguns problemas quanto a matéria desse ano.

Quanto ao tempo fazendo exercícios, isso você vai melhorar com a prática. Os exercícios de vestibulares anteriores sempre aparecer "camuflados" como novos. Se você fizer, com qualidade, vai adquirindo mais facilidade para fazer e ganhando tempo. Mas isso só vem com a prática mesmo, como eu disse. Eu também me considero bastante lerda para fazer alguns exercícios, mas procuro caprichar ao máximo, deixar bem explicado. Isso conta MUITO.

Acredite, em questão dissertativa, a resposta é o que vale menos. Os corretores não olham a resposta, mas olham passo a passo. Muitas vezes, você pode errar a resposta e ganhar maior pontuação em relação a alguém que teoricamente acertou.

Enfim, tente planejar e organizar suas prioridades de acordo com o curso que você quer. Não se desespere e nem relaxe, pois apesar de parecer longe, o vestibular está quase ai. A sua idade não interfere em nada nesse momento. Se você tiver que fazer um ano de cursinho (o que parece que não vai acontecer Smile ) você não é a primeira nem a última pessoa no mundo que vai ter que passar mais um ano estudando. Mas esqueça isso, isso é assunto para quem não passou ou aceita a derrota antecipada. Faça o seu melhor, supere suas expectativas.

Até Very Happy

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por ViniciusAlmeida12 29/4/2013, 10:26 pm

wstroks escreveu:Cara se tu quer Ufba se prepare pois existem boatos que a Ufba vai tirar a segunda fase, sendo que será só enem ( ae já sabe concorrência já é grande vai ser maior ainda ). Na minha opinião não espere pra estudar pro vestibular , ae vc deve ta pensando pq ? a resposta é obvia, se vc começa a estudar cedo já tem vantagem sobre seus concorrentes.

Velho medo é normal e isso pelo menos ao meu modo de ver é importante não adianta vc ir pro vestibular confiante tem que ter sempre um pé atras , kkk eu mesmo pego a prova tremendo ( quem já passou por isso sabe como é sauhsahusa ) .

Agora em relação a assuntos que devem ser estudados , livros e dicas ( de uma pesquisada no fórum ).



Pois é, logo de cara eu pensei que essa substituição da segunda fase iria ser melhor, já que eu tenho um verdadeiro trauma das questões da segunda fase da UFBA em geral, mas pensando melhor vai ser bem mais concorrido. Vou começar a estudar mais sobre os assuntos. Muito obrigado por ajudar!

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por ViniciusAlmeida12 29/4/2013, 10:34 pm

Giiovanna escreveu:Caro Vinícius,

Assim como você (terminará), eu terminei o terceiro ano com 18 anos (não por estar um ano atrasada, mas por ter nascido no final do ano). Felizmente, consegui passar na USP logo no final do terceiro ano, após um ano de muita dedicação e esforço. Mas, diferente de você, comecei a me preocupar com estudos no terceiro ano somente,e também tinha dificuldade em muitos assuntos dos anos anteriores, que consegui recuperar tranquilamente no terceiro, já que é um ano basicamente de revisão.

Mas sim, tive que começar a estudar praticamente do zero, lendo, inclusive, o material do primeiro e segundo ano para poder acompanhar, e digo que consegui tranquilamente recuperar o tempo perdido e adquiri um bom desempenho para ser também a melhor aluna da classe (como você), fazendo as melhores pontuações nos simulados. No segundo trimestre, fechei todas as matérias com 10, todas sem exceção. Mas o boletim não importa, não deve ser um objetivo, mas apenas um reflexo do seu esforço e a garantia de que você está tendo resultados positivos. Meu objetivo nunca foi tirar 10 em nada, mas saber o suficiente para realizar o meu sonho que era entrar na USP.

Bom, vejo que você já está começando cedo, e te garanto que você é um dos poucos a, nesse momento, estar se preocupando com isso e estará ganhando uma boa vantagem sobre seus concorrentes. Mas isso não é garantia de sucesso, mas te da uma boa margem a frente.

Se vocę tem dificuldades com a matéria do primeiro ano, por falta do seu interesse ano passado, saiba que se você está conseguindo ir bem esse ano, a sua dificuldade não é tão grande quanto parece. A matéria é cumulativa Ou seja, se você consegue fazer tranquilamente ou está correndo atrás para aprender a fazer os exercícios do segundo ano, saiba que a sua dificuldade não é tão grande quanto parece ser. O primeiro ano fornece a base para o segundo. Estudando agora, com certeza, no terceiro ano, você terá muito mais facilidade com as matérias que você pensa que perdeu no primeiro. Isso não significa que você deve relaxar. Sempre que encontrar uma dificuldade que precise de matérias passadas, acho certo priorizar retomar os conceitos de anos anteriores, que são tão necessários para resolver alguns problemas quanto a matéria desse ano.

Quanto ao tempo fazendo exercícios, isso você vai melhorar com a prática. Os exercícios de vestibulares anteriores sempre aparecer "camuflados" como novos. Se você fizer, com qualidade, vai adquirindo mais facilidade para fazer e ganhando tempo. Mas isso só vem com a prática mesmo, como eu disse. Eu também me considero bastante lerda para fazer alguns exercícios, mas procuro caprichar ao máximo, deixar bem explicado. Isso conta MUITO.

Acredite, em questão dissertativa, a resposta é o que vale menos. Os corretores não olham a resposta, mas olham passo a passo. Muitas vezes, você pode errar a resposta e ganhar maior pontuação em relação a alguém que teoricamente acertou.

Enfim, tente planejar e organizar suas prioridades de acordo com o curso que você quer. Não se desespere e nem relaxe, pois apesar de parecer longe, o vestibular está quase ai. A sua idade não interfere em nada nesse momento. Se você tiver que fazer um ano de cursinho (o que parece que não vai acontecer Smile ) você não é a primeira nem a última pessoa no mundo que vai ter que passar mais um ano estudando. Mas esqueça isso, isso é assunto para quem não passou ou aceita a derrota antecipada. Faça o seu melhor, supere suas expectativas.

Até Very Happy

Olá Giovana, desde já muito obrigado por me responder e por esclarecer algumas das minhas dúvidas. Vou começar a tentar estudar e revisar desde já o que eu sei que tenho mais dificuldade mesmo, dessa forma já "alivia" mais um pouco pro ano que vem, já pensei também em tirar alguns dias nas férias de Julho e nas do final do ano para revisar um pouco desse assunto, li alguns dos seus comentários em outros tópicos e percebi que assim como eu você estudava intensamente, sem pausas, sem descanço e tinha problemas com isso, no momento eu também estou assim, todos finais de semana e feriados passo estudando, deixo de sair com amigos e de fazer coisas que gosto para estudar, as vezes até madrugo com a cara nos livros mas já percebi que isso não vai adiantar de nada e vou mudar os meus habitos o mais rápido possível. Mas enfim, muito obrigado novamente por me responder e por "dar uma luz" nas minhas ideias, é bom saber de gente que passou por isso e não quer apenas assustar você, por olha se eu fosse ouvir tudo o que algumas pessoas falam e que até os meus professores falam eu já estaria maluco.
Até logo! Very Happy

ViniciusAlmeida12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 725
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 28
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por wstroks 29/4/2013, 10:45 pm

Cara na minha opinião segunda fase da Ufba não é complicada o que pega é que alguns assuntos que não caem na uefs, uesc ( agora é enem, mas antigamente vestibular normal ) e uesb acabam caindo na Ufba , por exemplo, eletroquímica só cai na Ufba e fora outros assuntos que só caem nela , ae o pessoal fica focado em uefs/ uesb e acaba esquecendo de estudar assuntos da Ufba.

wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda sobre o vestibular Empty Re: Ajuda sobre o vestibular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos