PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Dúvidas sobre dissertar no Vestibular

Mensagem por GranTorino Dom 15 Abr 2018, 19:47

Em primeiro lugar, eu peço desculpas por não ter certeza de onde postar este tópico. Caso ele esteja no local errado, por favor, corrija-me.

Eu tenho umas dúvidas sobre como dissertar em uma segunda fase ou em uma primeira fase. Então aqui vai algumas perguntas:


Devo dar toda a resposta detalhada, copiando às vezes quase metade do enunciado para dar a reposta?

EXEMPLO: A imagem mostra a mudança de fase que ocorre quando uma porção de gelo é retirada de um congelador e exposta às CATP (Condições Ambiente de Temperatura e Pressão).
Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Questao_01_023_vest_15764_787025_
a) Forneça o nome da mudança de fase da água observada na imagem e classifique-a como transformação endotérmica ou exotérmica.

Minha resposta: Fusão e transformação endotérmica.
Resposta do Anglo: O nome de estado é fusão e a transformação é endotérmica.

Eu perco pontos com a minha resposta?


Além disso, eu posso dar resultados inteiros aproximados? 

EXEMPLO: Aproximar 7,98 para 8 indicando o sinal de aproximação. 

Se eu fizer isso, perco pontos ou a questão toda? E se perco, quantos eu perco?



Grato pela Luz!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Re: Dúvidas sobre dissertar no Vestibular

Mensagem por Liliana Rodrigues Dom 15 Abr 2018, 19:57

Essa questão é da Famema, né?
A prova da Famema é feita pela Vunesp. A instituição diponibiliza as respostas esperadas depois que saem os resultados, e geralmente, as respostas esperadas são curtas iguais a que você escreveu. 
Não perde ponto não. A não ser que esteja incompleta...
Pode aproximar sim, desde que seja pequenas aproximações.
Isso falando da Vunesp. Em relação a outras instituições eu já não sei

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Muito obrigado!

Mensagem por GranTorino Dom 15 Abr 2018, 20:03

Liliana Rodrigues escreveu:Essa questão é da Famema, né?
A prova da Famema é feita pela Vunesp. A instituição diponibiliza as respostas esperadas depois que saem os resultados, e geralmente, as respostas esperadas são curtas iguais a que você escreveu. 
Não perde ponto não. A não ser que esteja incompleta...
Pode aproximar sim, desde que seja pequenas aproximações.
Isso falando da Vunesp. Em relação a outras instituições eu já não sei
Sim, sim, é da FAMEMA. Vlw por tirar minha dúvida!  Very Happy
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Re: Dúvidas sobre dissertar no Vestibular

Mensagem por Giovana Martins Dom 15 Abr 2018, 20:03

Quanto a primeira dúvida, eu acho que depende da questão. No exemplo que você trouxe eu acho que você não perderia pontos, afinal, não há muito o que se dizer. É uma questão direta. A questão só quer o nome e a transformação, só. Porém, em questões mais elaboradas (você consegue perceber isso no enunciado), para que haja uma coesão na sua argumentação eu acho legal dar uma resposta mais detalhada. Quanto as aproximações, no geral, eu deixo tudo em forma de fração irredutível, pois isso não gera erros. Ao aproximar 7,98 para 8 você gera um erro de 0,25% na resposta final, é pouco, mas é um erro. Se você fizer 798/100=399/50 esse resultado final é isento de erro. Outra coisa, se você tiver que fazer aproximações, faça-as apenas no resultado final. Ao fazer aproximações nos cálculos intermediários, os erros gerados nas aproximações são propagados nos cálculos posteriores. Se o erro cometido no resultado final for considerável, creio que você perde pontos sim. Só por desencargo de consciência, leia sobre teoria das aproximações.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Muito Obrigado!

Mensagem por GranTorino Dom 15 Abr 2018, 20:17

Giovana Martins escreveu:Quanto a primeira dúvida, eu acho que depende da questão. No exemplo que você trouxe eu acho que você não perderia pontos, afinal, não há muito o que se dizer. É uma questão direta. A questão só quer o nome e a transformação, só. Porém, em questões mais elaboradas (você consegue perceber isso no enunciado), para que haja uma coesão na sua argumentação eu acho legal dar uma resposta mais detalhada. Quanto as aproximações, no geral, eu deixo tudo em forma de fração irredutível, pois isso não gera erros. Ao aproximar 7,98 para 8 você gera um erro de 0,25% na resposta final, é pouco, mas é um erro. Se você fizer 798/100=399/50 esse resultado final é isento de erro. Outra coisa, se você tiver que fazer aproximações, faça-as apenas no resultado final. Ao fazer aproximações nos cálculos intermediários, os erros gerados nas aproximações são propagados nos cálculos posteriores. Se o erro cometido no resultado final for considerável, creio que você perde pontos sim. Só por desencargo de consciência, leia sobre teoria das aproximações.
Vlw!  Very Happy
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre dissertar no Vestibular Empty Re: Dúvidas sobre dissertar no Vestibular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos