PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potencial eletrostático.

2 participantes

Ir para baixo

Potencial eletrostático. Empty Potencial eletrostático.

Mensagem por Cam™ 4/8/2009, 3:51 pm

Três esferas A, B e C de raios RA = 2RB = 4RC estão carregadas no vácuo com cargas QA = 12QB = 36QC. O potencial eletrostático na esfera B é de 210 V. Unindo-se as três esferas com fios condutores, elas atingirão o equilíbrio eletrostático, quando o potencial efetivo, em kv, atingir o valor de:


A ) 0,40
B ) 0,60
C ) 0,80
D ) 1,00
E ) 1,20

------------------

Não tenho a resposta dessa... queria conferir se está certo, achei 0,8 kv. E se puder, saber se tem um outro jeito de fazer menos trabalhoso..

Tinha chamado as cargas A, B e C de 12Q, Q e Q/3, e os raios de 2x,x e x/2,

Depois fiz a soma delas e ficou: 40Q/3. Depois com a carga B achei o raio que ficou x = KQ/210. Depois achei um valor pras cargas finais, com a fórmula do potencial final com cada uma. Aí pela conservação das cargas tinha ficado VQ/60=40Q/3 --> V=0,8 kv..

Mesmo se tiver certo, dá pra fazer de outro jeito menos trabalhoso, que não precise aplicar a fórmula pras 3 cargas? Essa parte é que demora...


Muito obrigada pela ajuda
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 22/07/2009
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potencial eletrostático. Empty Re: Potencial eletrostático.

Mensagem por Euclides 4/8/2009, 8:01 pm

Cam,

em princípio não vi outra forma de encarar. Até agora me parece mesmo uma questão do tipo "trabalhosa" (que em geral eu detesto), principalmente porque os raios são diferentes e não facilita nada. Acho que você fez o que dava prá fazer...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potencial eletrostático. Empty Re: Potencial eletrostático.

Mensagem por Cam™ 5/8/2009, 12:05 am

Humm entendi, é do tipo trabalhosa mesmo né então...
Eu também detesto nossa.... ainda mais porque eu erro em conta fácil! Que bom que dá 0,8kv mesmo pelo menos..

Muito obrigada Euclides!!
Cam™
Cam™
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 139
Data de inscrição : 22/07/2009
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potencial eletrostático. Empty Re: Potencial eletrostático.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos