Qual a perda de energia mecânica na colisão?
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Qual a perda de energia mecânica na colisão?
Relembrando a primeira mensagem :
Um carrinho de massa m1 = 2,0 kg, deslocando-se com velocidade V1 = 6,0 m/s sobre um trilho horizontal sem atrito, colide com outro carrinho de massa m2 = 4,0 kg, inicialmente em repouso sobre o trilho. Após a colisão, os dois carrinhos se deslocam ligados um ao outro sobre esse mesmo trilho. Qual a perda de energia mecânica na colisão?
a) 0 J
b) 12 J
c) 24 J
d) 36 J
e) 48 J
Eu fiz uma parte, e acho que a velocidade final é 2 m/s.
A outra parte eu me enrolei todo.
Um carrinho de massa m1 = 2,0 kg, deslocando-se com velocidade V1 = 6,0 m/s sobre um trilho horizontal sem atrito, colide com outro carrinho de massa m2 = 4,0 kg, inicialmente em repouso sobre o trilho. Após a colisão, os dois carrinhos se deslocam ligados um ao outro sobre esse mesmo trilho. Qual a perda de energia mecânica na colisão?
a) 0 J
b) 12 J
c) 24 J
d) 36 J
e) 48 J
Eu fiz uma parte, e acho que a velocidade final é 2 m/s.
A outra parte eu me enrolei todo.
DHST- Recebeu o sabre de luz
Re: Qual a perda de energia mecânica na colisão?
Então, eu olhei aqui e pensei que seria isso mesmo, mas Energia Mecânica é chamada de Trabalho também? Porque aqui eu só tenho ela como Trabalho. (Eu entendi errado, não foi?)
Última edição por DHST em Seg 10 Dez 2012, 17:32, editado 1 vez(es)
Robson C. escreveu:DHST me responda qual é altura do objeto sobre os trilhos?(
Não faço a menor ideia. Não diz nada sobre altura no enunciado, mas tem jeito até de calcular isso, é?
DHST escreveu:Então, eu olhei aqui e pensei que seria isso mesmo, mas Energia Mecânica é chamada de Trabalho também? Porque aqui eu só tenho ela como Trabalho. (Eu entendi errado, não foi?)
Não, não. Energia e trabalho têm conceitos distintos.
Trabalho é transferência de energia. Quando você desloca uma caixa, por exemplo, o seu metabolismo gera energia que é usada para deslocar aquela caixa. Você transferiu energia e a caixa ganhou energia cinética. Por isso trabalho é a variação de energia cinética. Dê uma lida nisso com calma, fui bastante superficial.
velloso- Estrela Dourada
caro amigo DHST a resposta é 0 por isso não tem energia potencia!é simplesmente isso!
R. Coelho- Recebeu o sabre de luz
Robson C. escreveu:caro amigo DHST a resposta é 0 por isso não tem energia potencia!é simplesmente isso!
Não entendi seu raciocínio, caro amigo Robson.
O jeito mais fácil que eu encontrei de entender Energia Potencial é em um pêndulo, quando a posição dele inicial parado faz um ângulo, tipo 90° ou 60º, enfim, com a gravidade, aí ele é solto e vira Energia Cinética ou Mecânica... não é isso?
DHST energia mecanica é E=Ec+Ep
quando ele é solto a energia potencial está se trasformando em cinetica .
A energia potencial caro amigo DHST só existe se tiver altura!e a Cinetica se haver movimento! eu quiz dizer com aquelas palavras que ele não tinha altura por isso não tem energia poetencial!entendeu?
quando ele é solto a energia potencial está se trasformando em cinetica .
A energia potencial caro amigo DHST só existe se tiver altura!e a Cinetica se haver movimento! eu quiz dizer com aquelas palavras que ele não tinha altura por isso não tem energia poetencial!entendeu?
Caro amigo Robson, ainda não entendi... o seu raciocínio.
Então, você disse que só existe se tiver altura, e eu não entendo como isso se aplica ao seu raciocínio.
Você quer dizer que existiria se fossem vagões? Objetos com, sei lá, muito mais o peso desses carrinhos?
Tenho outra pergunta: Energia mecânica dissipada aí, no caso, é ''o quanto de energia que foi transformada em ''calor'' pela colisão'', ou seja, ocorreu uma perda de velocidade, logo essa velocidade foi transformada em outro tipo de energia...? (Só revisando.)
Então, você disse que só existe se tiver altura, e eu não entendo como isso se aplica ao seu raciocínio.
Você quer dizer que existiria se fossem vagões? Objetos com, sei lá, muito mais o peso desses carrinhos?
Tenho outra pergunta: Energia mecânica dissipada aí, no caso, é ''o quanto de energia que foi transformada em ''calor'' pela colisão'', ou seja, ocorreu uma perda de velocidade, logo essa velocidade foi transformada em outro tipo de energia...? (Só revisando.)
olha na Mp,e voçê está certo quanto a sua pergunta!
Página 2 de 2 • 1, 2