PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a perda de energia mecânica na colisão?

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Qual a perda de energia mecânica na colisão? - Página 2 Empty Qual a perda de energia mecânica na colisão?

Mensagem por DHST Seg 10 Dez 2012, 16:32

Relembrando a primeira mensagem :

Um carrinho de massa m1 = 2,0 kg, deslocando-se com velocidade V1 = 6,0 m/s sobre um trilho horizontal sem atrito, colide com outro carrinho de massa m2 = 4,0 kg, inicialmente em repouso sobre o trilho. Após a colisão, os dois carrinhos se deslocam ligados um ao outro sobre esse mesmo trilho. Qual a perda de energia mecânica na colisão?

a) 0 J

b) 12 J

c) 24 J

d) 36 J

e) 48 J

Eu fiz uma parte, e acho que a velocidade final é 2 m/s.

A outra parte eu me enrolei todo.
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a perda de energia mecânica na colisão? - Página 2 Empty Re: Qual a perda de energia mecânica na colisão?

Mensagem por DHST Seg 10 Dez 2012, 17:30

Então, eu olhei aqui e pensei que seria isso mesmo, mas Energia Mecânica é chamada de Trabalho também? Porque aqui eu só tenho ela como Trabalho. (Eu entendi errado, não foi?)

Smile

Última edição por DHST em Seg 10 Dez 2012, 17:32, editado 1 vez(es)
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Qual a perda de energia mecânica na colisão? - Página 2 Empty Re: Qual a perda de energia mecânica na colisão?

Mensagem por DHST Seg 10 Dez 2012, 17:31

Robson C. escreveu:DHST me responda qual é altura do objeto sobre os trilhos?(

Não faço a menor ideia. Não diz nada sobre altura no enunciado, mas tem jeito até de calcular isso, é?

DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por velloso Seg 10 Dez 2012, 17:39

DHST escreveu:Então, eu olhei aqui e pensei que seria isso mesmo, mas Energia Mecânica é chamada de Trabalho também? Porque aqui eu só tenho ela como Trabalho. (Eu entendi errado, não foi?)

Smile

Não, não. Energia e trabalho têm conceitos distintos.

Trabalho é transferência de energia. Quando você desloca uma caixa, por exemplo, o seu metabolismo gera energia que é usada para deslocar aquela caixa. Você transferiu energia e a caixa ganhou energia cinética. Por isso trabalho é a variação de energia cinética. Dê uma lida nisso com calma, fui bastante superficial.
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por R. Coelho Seg 10 Dez 2012, 17:49

caro amigo DHST a resposta é 0 por isso não tem energia potencia!é simplesmente isso!
R. Coelho
R. Coelho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por DHST Seg 10 Dez 2012, 21:13

Robson C. escreveu:caro amigo DHST a resposta é 0 por isso não tem energia potencia!é simplesmente isso!

Não entendi seu raciocínio, caro amigo Robson.

O jeito mais fácil que eu encontrei de entender Energia Potencial é em um pêndulo, quando a posição dele inicial parado faz um ângulo, tipo 90° ou 60º, enfim, com a gravidade, aí ele é solto e vira Energia Cinética ou Mecânica... não é isso?
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por R. Coelho Ter 11 Dez 2012, 10:14

DHST energia mecanica é E=Ec+Ep
quando ele é solto a energia potencial está se trasformando em cinetica .

A energia potencial caro amigo DHST só existe se tiver altura!e a Cinetica se haver movimento! eu quiz dizer com aquelas palavras que ele não tinha altura por isso não tem energia poetencial!entendeu?
R. Coelho
R. Coelho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por DHST Ter 11 Dez 2012, 11:26

Caro amigo Robson, ainda não entendi... o seu raciocínio.

Então, você disse que só existe se tiver altura, e eu não entendo como isso se aplica ao seu raciocínio.

Você quer dizer que existiria se fossem vagões? Objetos com, sei lá, muito mais o peso desses carrinhos?

Tenho outra pergunta: Energia mecânica dissipada aí, no caso, é ''o quanto de energia que foi transformada em ''calor'' pela colisão'', ou seja, ocorreu uma perda de velocidade, logo essa velocidade foi transformada em outro tipo de energia...? (Só revisando.)
DHST
DHST
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por R. Coelho Ter 11 Dez 2012, 12:57

olha na Mp,e voçê está certo quanto a sua pergunta!
R. Coelho
R. Coelho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo