PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

índice de refração

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

índice de refração Empty índice de refração

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 26 Out 2012, 11:45

Por que o índice de refração varia dependendo da cor da luz? Ele não depende apenas da velocidade?

Eu conheço aquele enunciado: "Todas as ondas eletromagnéticas possuem a mesma V apenas no vácuo". Mas por que em outros meios não? Há explicação para isso ou é simplesmente uma aferição experimental? :aad:
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

índice de refração Empty Re: índice de refração

Mensagem por MuriloTri Sex 26 Out 2012, 19:05

leosueiro123 escreveu:Por que o índice de refração varia dependendo da cor da luz? Ele não depende apenas da velocidade?

Eu conheço aquele enunciado: "Todas as ondas eletromagnéticas possuem a mesma V apenas no vácuo". Mas por que em outros meios não? Há explicação para isso ou é simplesmente uma aferição experimental? :aad:

Quanto a primeira pergunta:
O índice de refração dos meios variam de acordo com o espectro (ou cor) da luz devido à dispersão, fazendo com que as luzes de diferentes cores sejam separadas quando refractadas na superfície do prisma.

A dispersão na óptica é o fenômeno que causa a separação de uma onda em várias componentes espectrais com diferentes frequências, por causa da dependência da velocidade da onda com sua frequência, ao se mudar a densidade do meio, ondas de diferentes frequências irão tomar diversos ângulos na refracção

índice de refração 250px-Light_dispersion_conceptual



Quanto a segunda pergunta:

As ondas eletromagnéticas num mesmo meio,inclusive o vácuo, propagam-se com a mesma velocidade, podendo variar em frequência e comprimento de onda, é uma característica de toda onda, não necessariamente ser eletromagnética ( no caso, onde há meio material para a propagação), todas elas tem a mesma velocidade.
A diferença é tão pequena de uma onde pra outra em um mesmo meio que é adotado como a mesma velocidade.
MuriloTri
MuriloTri
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 636
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

índice de refração Empty Re: índice de refração

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 26 Out 2012, 20:01

"adotado como a mesma velocidade"

essa é uma novidade para mim
Você tem alguma fonte disso na net? Para eu salvar no computador ...
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

índice de refração Empty Re: índice de refração

Mensagem por Leonardo Sueiro Sex 26 Out 2012, 20:04

Acho que já sei por que as luzes monocromáticas mudam de valor. Intuitivamente, é fácil perceber que variações nas frequências, causarão intereações diferentes com a matéria.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

índice de refração Empty Re: índice de refração

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos