Problema com demonstração de arctg
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Problema com demonstração de arctg
Estou com problemas para intender uma resolução de igualdades de arctg
arc sen √5/5 + arc cos 3/√10 = arc tg1
no geral eu consigo fazer,porem percebo que problemas desse tipo,pelo menos no livro que uso,
ele não faz direto trocando valores por a ,b ,fazendo tg(a+b) = tgpi/4,primeiro ele faz umas jogadas com os intervalos
de sen,cos e tg depois ele demonstra a igualdade com a troca dos valores,não coloco q resolução aqui porq eh mto grande,
se precisar eu coloco,mas acho que se eu ver alguem resolvendo,intenderei,eu acho que perdi alguma parte da teoria
que requer esse jogo com intervalos antes da demonstração.
se alguem puder ajudar,agradeço.
abraçoss
arc sen √5/5 + arc cos 3/√10 = arc tg1
no geral eu consigo fazer,porem percebo que problemas desse tipo,pelo menos no livro que uso,
ele não faz direto trocando valores por a ,b ,fazendo tg(a+b) = tgpi/4,primeiro ele faz umas jogadas com os intervalos
de sen,cos e tg depois ele demonstra a igualdade com a troca dos valores,não coloco q resolução aqui porq eh mto grande,
se precisar eu coloco,mas acho que se eu ver alguem resolvendo,intenderei,eu acho que perdi alguma parte da teoria
que requer esse jogo com intervalos antes da demonstração.
se alguem puder ajudar,agradeço.
abraçoss
roodrigoooh- Recebeu o sabre de luz
Re: Problema com demonstração de arctg
senx = √5/5 ----> cosx = 2*√5/5 ----> tgx = 1/2
cosy = 3/√10 ----> seny = 1/√10 ----> tgy = 1/3
arctg1 = 45º = pi/4
tg(x + y) = (tgx + tgy)/(1 - tgx*tgy) ----> tg(x + y) = (1/2 + 1/3)/[1 - (1/2)*(1/3)] ----> tg(x + y) = (5/6)/(1 - 1/6) ----> tg(x + y) = 1 ----> x + y = pi/4
cosy = 3/√10 ----> seny = 1/√10 ----> tgy = 1/3
arctg1 = 45º = pi/4
tg(x + y) = (tgx + tgy)/(1 - tgx*tgy) ----> tg(x + y) = (1/2 + 1/3)/[1 - (1/2)*(1/3)] ----> tg(x + y) = (5/6)/(1 - 1/6) ----> tg(x + y) = 1 ----> x + y = pi/4
Elcioschin- Grande Mestre
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos