PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

2 participantes

Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por henriquehdias Qui 29 Mar 2012, 17:26

(UFSC) O ponto de ebulição das substâncias químicas pode ser utilizado para se estimar a força de atração entre as suas moléculas. O gráfico abaixo relaciona as temperaturas de ebulição, na pressão de 1 atmosfera, considerando o equilíbrio líquido-vapor dos hidretos das famílias 6A e 7A da tabela periódica, em função do período do elemento que se liga ao hidrogênio. Com base na mesma, assinale (a)s proposição(ões) VERDADEIRA(S):

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Grafico

01. A partir do 3o período, as moléculas dos hidretos se tornam maiores e os seus pontos de ebulição aumentam.
02. A água e o fluoreto de hidrogênio têm pontos de ebulição mais altos do que os previsíveis em relação ao tamanho de suas moléculas.
04. O HF e a H2O apresentam forças de atração intermoleculares, características de moléculas polares, contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos muito eletronegativos.
08. A 25oC e 1 atm, todas as substâncias representadas estão no estado físico gasoso, com exceção da água.
16. A -50oC e 1 atm, o H2Se está no estado físico líquido.

Gabarito: 31 (01 + 02 + 04 + 08 + 16)
Número de acertos: 197 (2,75%)
Grau de dificuldade previsto: Médio
Grau de dificuldade obtido: Difícil

Minha dúvida é a respeito da afirmativa de número 02; não entendi a parte relativa ao "tamanho de suas moléculas". Como estão no 2º período, não deveriam ter moléculas menores?

Muito obrigado.

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por [Planck]³ Qui 29 Mar 2012, 22:30

E eles possuem moléculas menores !!! O que vai influênciar nesse caso são as pontes de hidrogênio. Por isso que a afirmação é correta. Mesmo o HF e o H2O tendo massas menores e raios menores e, consequentemente, moléculas menores o que vai influênciar são as pontes de hidrogênio.

Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por henriquehdias Qui 29 Mar 2012, 22:42

Eu acho que eu não tinha entendido o sentido da afirmação, não interpretei a frase direito.
Deixa eu fazer uma síntese aqui:
A água e o HF têm moléculas menores, então se fossemos prever seus pontos de ebulição pelo tamanho das moléculas, teria que ser baixo. Mas como elas têm ligações de hidrogênio, apesar de as moléculas serem menores, os pontos de ebulição são altos.
É isso aí, correto?

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por [Planck]³ Qui 29 Mar 2012, 23:09

Perfeito !!!

Então, se um dia te perguntarem: "Por que a água é molhada ?", você vai responder: "Por culpa das pontes de hidrogênio !!!"

Que piada tosca... Razz
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por henriquehdias Qui 29 Mar 2012, 23:19

hahahahah...curti! Também tem aquela: pq o Indio não toma sol? Pq fica embaixo do Gálio. hahahah
Pq o Francio é o elemento mais bem informado? Pq fica do lado do Radio. hahaha

henriquehdias
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 33
Localização : Ijuí

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por [Planck]³ Sex 30 Mar 2012, 00:27

Essa do rádio eu não sabia... kkkkkkkk
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

(UFSC) Ponte de ebulição de substâncias Empty Re: (UFSC) Ponte de ebulição de substâncias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos