PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(INDEPAC) Conectivos e Regência

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (INDEPAC) Conectivos e Regência

Mensagem por Giovana Martins Seg 19 Ago 2024, 22:32

Boa noite a todos.

Apesar de questão versar sobre conectivos, minha dúvida é sobre regência. A palavra "donde", se eu não estiver falando besteira, corresponde à junção: "de" (preposição) + "onde" (pronome relativo). Sendo "de" uma preposição, qual palavra do trecho abaixo (em azul) rege esta preposição "de"? Não consigo entender muito bem de onde esta preposição vem kkkk.

"Por acaso, esses assuntos coincidiam com os que eu achava que deveriam interessar a toda pessoa culta e sofisticada, donde sua presença num veículo tão comercial como a internet podia indicar um súbito upgrading dos consumidores. "

O texto rosa é irrelevante.

Spoiler:

Por acaso, esses assuntos coincidiam com os que eu achava que deveriam interessar a toda pessoa culta e sofisticada, donde sua presença num veículo tão comercial como a internet podia indicar um súbito upgrading dos consumidores. Comentei sobre isso com uma amiga e ela me perguntou se eu andava pedindo à Amazon CDs de Gerry Mulligan, livros de Fu Manchu por Sax Rohmer ou itens que tais. Falei que sim. Ela riu e me informou que aqueles fabulosos anúncios do site de buscas eram só para mim e que "eles" (não disse quem) já sabiam tudo a meu respeito — manias, preferências, fixações. E que eu abrisse o olho.


Fiz isto e observei que meu email passara a receber vídeos sobre gatos, sorvete, gibis antigos, futebol e outros tópicos do meu dia a dia. A amiga tinha razão — minha vida tornara-se um livro aberto para os espiões do ciberespaço. Mais um pouco e iriam me induzir a votar em Donald Trump ou no "brexit", embora eu não seja cidadão americano ou inglês.


Ouço agora que uma rede social apossou-se da intimidade de 50 milhões de pessoas no mundo e as fez tomar decisões que levaram a negociatas de trilhões de dólares. Bem, pessoalmente, não participo de redes sociais e nem celular tenho, donde devo estar a salvo dessa intromissão, certo? Não. Vivo no mesmo planeta das redes sociais e isso basta para que elas, quando e como quiserem, se apossem de mim.

O conectivo "donde", utilizado no primeiro período do segundo parágrafo, pode ser substituído por

 A) visto que. B) se bem que. C) de sorte que. D) contudo. E) contanto que.

Gabarito:


Última edição por Giovana Martins em Seg 26 Ago 2024, 21:10, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8137
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (INDEPAC) Conectivos e Regência

Mensagem por Lipo_f Ter 20 Ago 2024, 15:14

A sua estranheza não é à toa. Acontece que esse é um uso meio forçado de donde, com um sentido de resultado, conclusão de pensamento, equivalendo a daí [que] ou mesmo então. E é esse exato caso: daí (então) sua presença (...) poderia indicar (...). Isso já responde à questão postada. Se é resultado, é oração consecutiva => de sorte que.
Sobre a sua pergunta, o termo que pede o de está escondido rsrs. 
Uma possibilidade é vem que (que serve à maioria dos casos em que o donde aparece solto do nada): donde vem que sua presença (...) (até porque quem vem, vem de).
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 356
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (INDEPAC) Conectivos e Regência

Mensagem por Giovana Martins Qui 22 Ago 2024, 08:40

Lipo_f escreveu:
A sua estranheza não é à toa. Acontece que esse é um uso meio forçado de donde, com um sentido de resultado, conclusão de pensamento, equivalendo a daí [que] ou mesmo então. E é esse exato caso: daí (então) sua presença (...) poderia indicar (...). Isso já responde à questão postada. Se é resultado, é oração consecutiva => de sorte que.
Sobre a sua pergunta, o termo que pede o de está escondido rsrs. 
Uma possibilidade é vem que (que serve à maioria dos casos em que o donde aparece solto do nada): donde vem que sua presença (...) (até porque quem vem, vem de).


Muito obrigada.

Vi que você respondeu o outro post que eu fiz também. Em breve eu o vejo. Não esqueci dele.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8137
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (INDEPAC) Conectivos e Regência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos