PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Simulado IIT - JEE) Probabilidade e Polinômios

2 participantes

Ir para baixo

(Simulado IIT - JEE) Probabilidade e Polinômios  Empty (Simulado IIT - JEE) Probabilidade e Polinômios

Mensagem por Giovana Martins Sex 19 Jul 2024, 20:11

Esta aqui eu não cheguei a tentar, porque eu não tenho muita habilidade com probabilidade. De qualquer modo, deixo quem quiser tentar resolver. Não tenho a resolução em si. Tenho somente o gabarito.

Sejam (m,n) ∈ ℝ escolhidos de modo uniforme, independente e aleatoriamente no intervalo [-10,10]. Deste modo, qual a probabilidade de que o polinômio P(x) = x5 + mx + n tenha exatamente uma raiz real?

Nota: desconsidere casos de multiplicidade de raízes.

Spoiler:
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8137
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(Simulado IIT - JEE) Probabilidade e Polinômios  Empty Re: (Simulado IIT - JEE) Probabilidade e Polinômios

Mensagem por DaoSeek Sex 19 Jul 2024, 23:20

Essa não precisa saber quase nada de probabilidade. Basicamente considere o retangulo [-10,10] x [-10,10]. Cada possível valor (m,n) sorteado ta nesse retangulo. Seja A o subconjunto desse retangulo dos pontos (m,n) que satisfazem a condição pedida no problema. A resposta é justamente a área de A dividido pela area total do retangulo (é similar aos "casos favoráveis" / "total de casos" que é ensinado no ensino médio).

O dificil da questão é justamente determinar esse conjunto ai.
Dicas:
DaoSeek
DaoSeek
Jedi
Jedi

Mensagens : 316
Data de inscrição : 29/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos