Análise combinatória (ENEM)
2 participantes
Página 1 de 1
Análise combinatória (ENEM)
(ENEM-12) O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.
De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?
a) 14
b) 18
c) 20
d) 21
e) 23
Oi pessoal, vocês poderiam me ajudar a entender o meu erro nessa questão?
De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?
a) 14
b) 18
c) 20
d) 21
e) 23
Oi pessoal, vocês poderiam me ajudar a entender o meu erro nessa questão?
Cores primárias: 3 (Azul, Amarelo, Vermelho)
Cores secundárias [latex]\tbinom{3}{2}[/latex] [latex]\rightarrow[/latex] 3 cores secundárias
Multiplique todas por 2, já que podem ser escuras ou claras.
Some 2 cores (o preto e o branco)
[latex]\therefore \text{6 + 6 + 2 = 14}[/latex]
Como é possível ver, o meu resultado diverge do gabarito (que é 20).
Última edição por O Reype mito em Qui 20 Jun 2024, 14:08, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : adicionando informações)
O Reype mito- Recebeu o sabre de luz
Re: Análise combinatória (ENEM)
O Reype mito escreveu:(ENEM-12) O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.
a) 14
b) 18
c) 20
d) 21
e) 23
Oi pessoal, vocês poderiam me ajudar a entender o meu erro nessa questão?Cores primárias: 3 (Azul, Amarelo, Vermelho)Cores secundárias [latex]\tbinom{3}{2}[/latex] [latex]\rightarrow[/latex] 3 cores secundáriasMultiplique todas por 2, já que podem ser escuras ou claras.Some 2 cores (o preto e o branco)[latex]\therefore \text{6 + 6 + 2 = 14}[/latex]Como é possível ver, o meu resultado diverge do gabarito (que é 20).
O que eu pensei foi o seguinte: podemos na verdade ter cores claras, normais ou escuras. Teríamos:
3 primárias
3 secundárias
Multiplica por 3 (clara, normal ou escura) = 6 . 3 = 18
Soma com branco ou preto ---> 18 + 2 = 20.
Foi a única saída que pensei. Já que a questão falou que o preto e o branco também PODEM estar associados, ou seja, não é uma obrigatoriedade estar associado. Logo, infere-se que a cor pode ser tanto clara, normal ou escura. Mas eu posso estar errado.
matheus_feb- Mestre Jedi
O Reype mito gosta desta mensagem
Re: Análise combinatória (ENEM)
Oi Matheus_feb. Muito obrigado pela resposta.
Realmente, o seu raciocínio faz muito sentido. Creio que o meu erro foi ter desconsiderado as cores normais quando multipliquei por 2.
Realmente, o seu raciocínio faz muito sentido. Creio que o meu erro foi ter desconsiderado as cores normais quando multipliquei por 2.
O Reype mito- Recebeu o sabre de luz