PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre conjunção coordenada aditiva

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre conjunção coordenada aditiva Empty Dúvida sobre conjunção coordenada aditiva

Mensagem por aime_yarin Sáb 24 Fev 2024, 09:50

Oi, pessoal! Estou criando minha própria lista de conjunções coordenadas aditivas, mas tive dúvidas em relação ao "tanto... quanto".


A expressão "tanto... quanto" pode ser considerada uma conjunção coordenada aditiva? Segue abaixo os exemplos de frases que julgo ter ideia de acrescentamento:
Tanto Maria quanto João gostam de feijoada. (ideia de adição aqui: Maria e João gostam de feijoada)
Tanto Israel quanto Hamas devem ser criticados (ideia de adição aqui: Israel e Hamas devem ser criticados).


A questão é que a mesma expressão também pode ser usada como comparação, como na frase abaixo:
Ela estuda tanto quanto a irmã. (ela está sendo comparada com a irmã)
Empresas com boa nota ESG poluem tanto quanto as mal avaliadas. (há presença de comparação)


Eu devo colocar o "tanto... quanto" como sendo conjunção? Se sim, eu coloco como conjunção comparativa ou aditiva?
Obrigada desde já! Very Happy

aime_yarin
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/12/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre conjunção coordenada aditiva Empty Re: Dúvida sobre conjunção coordenada aditiva

Mensagem por Pealkay Seg 26 Fev 2024, 07:31

Em muitos casos, classificamos as conjunções de acordo com seu contexto dentro da frase, então, exclusivamente nesse contexto ou quando expressado dessa maneira, o tanto quanto pode ser interpretado como adição sim.
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos