PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Probabilidade

3 participantes

Ir para baixo

Probabilidade Empty Probabilidade

Mensagem por Gabriel Voltolini Sáb 04 Nov 2023, 20:16

Considerando um lote com 10 peças, 3 defeituosas e 7 perfeitas, qual a probabilidade de escolhendo 3 peças pelo menos duas das três serem perfeitas?

Não tenho gabarito.

Como não tenho gabarito gostaria de saber se minha resolução está correta, e se não onde está errada e por que.

Probabilidade de ter pelo menos duas peças perfeitas é igual a probabilidade de ter 2 peças perfeitas mais 3 peças perfeitas, chamando respectivamente de P(2) e P(3);
P(3)=7*6*5/10*9*8=0,291666..
p(2)=7*6*3*3!/10*9*8*2!=0,525

P=P(2)+p(3)=0,816666666...

Já agradeço a ajuda antecipadamente.

Gabriel Voltolini
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/12/2022
Idade : 22
Localização : Cajuru-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Giovana Martins Sáb 04 Nov 2023, 21:34

Probabilidade Smarts30

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7613
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Gabriel Voltolini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Giovana Martins Sáb 04 Nov 2023, 22:03

Gabriel Voltolini escreveu:
Considerando um lote com 10 peças, 3 defeituosas e 7 perfeitas, qual a probabilidade de escolhendo 3 peças pelo menos duas das três serem perfeitas?

Não tenho gabarito.

Como não tenho gabarito gostaria de saber se minha resolução está correta, e se não onde está errada e por que.

Probabilidade de ter pelo menos duas peças perfeitas é igual a probabilidade de ter 2 peças perfeitas mais 3 peças perfeitas, chamando respectivamente de P(2) e P(3);
P(3)=7*6*5/10*9*8=0,291666..
p(2)=7*6*3*3!/10*9*8*2!=0,525

P=P(2)+p(3)=0,816666666...

Já agradeço a ajuda antecipadamente.

Não sei dizer ao certo onde você errou. Para ser sincera, olhando a sua resolução, ela também me parece correta.

[latex]\\\mathrm{P=\frac{C_{7,2}\times C_{3,1}+C_{7,3}}{C_{10,3}}=\frac{49}{60}\approx 81,67%}[/latex]

Foi isso que você fez, né?

Geralmente, quando alguém faz um post aqui no fórum e posta o raciocínio, eu só vejo após resolver do meu jeito para que o meu raciocínio não seja condicionado.

Peguei para fazer do seu jeito e ele também faz bastante sentido para mim.

Bom, a princípio, não sei ao certo dizer qual pensamento está correto. Vou tentar pensar em algo.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7613
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Gabriel Voltolini Sáb 04 Nov 2023, 23:00

Giovana Martins escreveu:
Não sei dizer ao certo onde você errou. Para ser sincera, olhando a sua resolução, ela também me parece correta.

[latex]\\\mathrm{P=\frac{C_{7,2}\times C_{3,1}+C_{7,3}}{C_{10,3}}=\frac{49}{60}\approx 81,67%}[/latex]

Foi isso que você fez, né?

Geralmente, quando alguém faz um post aqui no fórum e posta o raciocínio, eu só vejo após resolver do meu jeito para que o meu raciocínio não seja condicionado.

Peguei para fazer do seu jeito e ele também faz bastante sentido para mim.

Bom, a princípio, não sei ao certo dizer qual pensamento está correto. Vou tentar pensar em algo.
Foi esta sim minha linha de raciocínio, eu não usei explicitamente as C(n,p), escrevi elas em forma de princípio fundamental da contagem, que no fim da na mesma.
Sinceramente não sou muito bom com probabilidade, é minha pior matéria, então não tenho certeza quando se trata sobre esse assunto. Se você conseguir observar algo ou encontrar algum erro em qualquer das resoluções eu agradeço o comentário, estou tentando também.

Gabriel Voltolini
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/12/2022
Idade : 22
Localização : Cajuru-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por tomate Dom 05 Nov 2023, 00:44

Gabriel, sua resposta está correta.
Giovana, as probabilidades não são constantes:

[latex]P(x = 0) = C_{3,0} . (\frac{7}{10})^{0} . \frac{3}{10} . \frac{2}{9} . \frac{1}{8} = \frac{1}{120}[/latex]

[latex]P(x = 1) = C_{3,1} . \frac{7}{10}. \frac{3}{9} . \frac{2}{8} = \frac{21}{120}[/latex]

[latex]P(x \geq 2 ) = 1 - \frac{22}{120} \approx 81,67%[/latex]

tomate
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Giovana Martins Dom 05 Nov 2023, 13:54

tomate escreveu:
Gabriel, sua resposta está correta.
Giovana, as probabilidades não são constantes:

[latex]P(x = 0) = C_{3,0} . (\frac{7}{10})^{0} . \frac{3}{10} . \frac{2}{9} . \frac{1}{8} = \frac{1}{120}[/latex]

[latex]P(x = 1) = C_{3,1} . \frac{7}{10}. \frac{3}{9} . \frac{2}{8} = \frac{21}{120}[/latex]

[latex]P(x \geq 2 ) = 1 - \frac{22}{120} \approx 81,67%[/latex]

Grata, Tomate.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7613
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Gabriel Voltolini gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Giovana Martins Dom 05 Nov 2023, 14:11

Gabriel Voltolini escreveu:
Giovana Martins escreveu:
Não sei dizer ao certo onde você errou. Para ser sincera, olhando a sua resolução, ela também me parece correta.

[latex]\\\mathrm{P=\frac{C_{7,2}\times C_{3,1}+C_{7,3}}{C_{10,3}}=\frac{49}{60}\approx 81,67%}[/latex]

Foi isso que você fez, né?

Geralmente, quando alguém faz um post aqui no fórum e posta o raciocínio, eu só vejo após resolver do meu jeito para que o meu raciocínio não seja condicionado.

Peguei para fazer do seu jeito e ele também faz bastante sentido para mim.

Bom, a princípio, não sei ao certo dizer qual pensamento está correto. Vou tentar pensar em algo.
Foi esta sim minha linha de raciocínio, eu não usei explicitamente as C(n,p), escrevi elas em forma de princípio fundamental da contagem, que no fim da na mesma.
Sinceramente não sou muito bom com probabilidade, é minha pior matéria, então não tenho certeza quando se trata sobre esse assunto. Se você conseguir observar algo ou encontrar algum erro em qualquer das resoluções eu agradeço o comentário, estou tentando também.

Eu também sou uma negação nessa matéria.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7613
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Probabilidade Empty Re: Probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos