PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos de física - Polarização da luz

2 participantes

Ir para baixo

Tópicos de física - Polarização da luz Empty Tópicos de física - Polarização da luz

Mensagem por Zeroberto Sáb 04 Nov 2023, 11:30

(UFPE) Na praia, a luz do Sol fica, em geral, parcialmente polarizada devido às reflexões na areia e na água. Certo dia, no fim da tarde, a componente horizontal do vetor campo elétrico é 2 vezes maior que a componente vertical. 
Um banhista fica de pé e usa óculos com lentes polarizadoras que eliminam a componente horizontal. Determine a porcentagem da intensidade luminosa total que chega aos olhos do banhista.

Gabarito: 20%
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 382
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de física - Polarização da luz Empty Re: Tópicos de física - Polarização da luz

Mensagem por Giovana Martins Sáb 04 Nov 2023, 13:21

Quando você estuda polarização você acaba se deparando com a propriedade de que a intensidade de uma onda eletromagnética é proporcional ao quadrado do módulo do campo elétrico. Conhecendo esta informação, fica mais fácil de resolver o problema.

Eu só tenho mais uma consideração a fazer: eu também estudei pelo Tópicos de Física, porém, na minha versão não há essa informação. Até procurei aqui para ver se eu não estava falando besteira, mas é isso mesmo. A minha versão não consta desta propriedade acima que eu disse. Talvez seja porque a minha versão é antiga.

Bom, caso o Tópicos de Física mais atual não apresente a propriedade que eu te disse, eu não sei bem o por quê de esta questão estar no livro, pois eu acho que não dá para resolver este problema sem conhecer a propriedade. Eu só fui conhecer essa ideia na faculdade, em uma apostila que o meu professor usava, mas sei que você consegue encontrar esse assunto em livros como Halliday ou Sears & Freedman.

De qualquer modo, vamos por partes:

Caso 1:

"Na praia, a luz do Sol fica, em geral, parcialmente polarizada devido às reflexões na areia e na água. Certo dia, no fim da tarde, a componente horizontal do vetor campo elétrico é 2 vezes maior que a componente vertical."

[latex]\\\mathrm{\overset{\to }{E_1}=E_x\hat{i}+E_y\hat{j}=2E_y\hat{i}+E_y\hat{j}\ \therefore\ \left | \overset{\to }{E_1} \right |=\sqrt{5E_y^2}}[/latex]

Caso 2:

"Um banhista fica de pé e usa óculos com lentes polarizadoras que eliminam a componente horizontal."

[latex]\\\mathrm{\overset{\to }{E_2}=E_x\hat{i}+E_y\hat{j}=0\hat{i}+E_y\hat{j}\ \therefore\ \left | \overset{\to }{E_2} \right |=\sqrt{E_y^2}}[/latex]

Portanto:

[latex]\\\mathrm{Sendo\ I\propto E^2\ \therefore\ \frac{I_2}{I_1}=\frac{\left | \overset{\to }{E_2} \right |^2}{\left | \overset{\to }{E_1} \right |^2}=\frac{E_y^2}{5E_y^2}\ \therefore\ \boxed {\mathrm{\frac{I_2}{I_1}=20%}}}[/latex]

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de física - Polarização da luz Empty Re: Tópicos de física - Polarização da luz

Mensagem por Zeroberto Sáb 04 Nov 2023, 15:09

Olá, Giovana! Muito obrigado pela ajuda, consegui entender perfeitamente!

Então, quanto ao tópicos, estou utilizando a versão de 2012, especial de 30 anos. Quando ele vai "demonstrar" a lei de Malus, o Tópicos menciona essa informação da intensidade de uma onda eletromagnética. Mas só menciona mesmo, sem explicar nada. Achei estranho, mas segui em frente. Até consegui chegar em um resultado nessa questão, mas foi 80%

Achei curioso como, na mesma seção (nível 1), o tópicos propôs uma questão sobre o efeito Cherenkov. Duas questões relativamente complicadas para uma seção de nível 1, ainda mais com assuntos como esses.

Aliás, quando fui tentar encontrar as resoluções dessas duas questões com o solucionário que tenho disponível, percebi que quase todas as questões dessa seção sobre polarização da luz foram removidas ou substituídas (inclusive essas duas). Provavelmente o solucionário é de uma versão mais recente ainda.
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 382
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de física - Polarização da luz Empty Re: Tópicos de física - Polarização da luz

Mensagem por Giovana Martins Sáb 04 Nov 2023, 17:53

Então, o tópicos não mostra muito o cálculo, porque salvo engano, para demonstrar essa fórmula, é necessário usar matemática voltada para o ensino acadêmico.

Eu procurei a questão aqui no meu livro e não encontrei também. Achei até estranho uma questão de vestibular cobrando esse assunto. Isso é algo tão específico.

Disponha.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 8179
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de física - Polarização da luz Empty Re: Tópicos de física - Polarização da luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos