PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem 2014 - Eletromagnetismo

2 participantes

Ir para baixo

Enem 2014 - Eletromagnetismo  Empty Enem 2014 - Eletromagnetismo

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 15 Out 2022, 04:06

O funcionamento dos geradores de usinas elétricas baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday no século XIX. Pode-se observar esse fenômeno ao se movimentar um ímã e uma espira em sentidos opostos com módulo da velocidade igual a v, induzindo uma corrente elétrica de intensidade i, como ilustrado na figura.
Enem 2014 - Eletromagnetismo  Img_55561367873d3
A fim de se obter uma corrente com o mesmo sentido da apresentada na figura, utilizando os mesmos materiais, outra possibilidade é mover a espira para a
a) a esquerda e o ímã para a direita com polaridade invertida.
b) direita e o ímã para a esquerda com polaridade invertida.
c) esquerda e o ímã para a esquerda com mesma polaridade.
d) direita e manter o ímã em repouso com polaridade invertida.
e) esquerda e manter o ímã em repouso com mesma polaridade.
Resposta A
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2014 - Eletromagnetismo  Empty Re: Enem 2014 - Eletromagnetismo

Mensagem por Ian Fáuzi Sáb 15 Out 2022, 18:27

Se aproximo ou afasto um ímã relativamente a uma espira, nesta haverá naturalmente a indução de uma corrente num sentido tal que se oponha à causa que a gerou. Isso é lei de Lenz purinha... é um corolário do resultado da variação do fluxo magnético no condutor mesclada ao princípio da conservação de energia ao qual, se você pensar bem, tudo se resume...na vrd, melhor eu tentar simplificar as coisas aqui, antes q todo um raciocínio intricado ocorra, no sentido de evoluir para um particular estágio de existência...quiçá indesejável...ha...ha (piada intelectiva)
A natureza procura o equilíbrio, pensa nisso.
Se antes o ímã e a espira estavam deboa, conversando, falando sobre a vida e fofocando horrores, mas aparece alguma coisa que tenta modificar o supracitado padrão, a tendência é que algo surja no sentido de restabelecer o equilíbrio, que no caso dos amigos seria a saudade, ta filosofando comigo na comparação? 
Então pensemos:
Na situação da figura, ímã e espira estão se separando, um em relação ao outro.
Qual a tendência natural? É a natureza impedir isso
Então surgirá um campo magnético sul na parte esquerda da espira, para evitar que a separação ocorra
é como se a espira "quisesse" seu amigo ímã de volta, então ela induz um campo magnético "sul" para "atrair" o norte do ímã para próximo de si. 
Com isso, induz-se também um campo magnético "norte" na parte direita da espira.
Consequentemente, aparece uma corrente conforme o sentido indicado no exercício. 
Mas n é isso que ele quer saber
Viajei tudo isso só pra vc entender um pouco do que está acontecendo para facilitar seu entendimento, olha como sou generoso e amigável, não?


Bem, acho q entendi, Ian, mas como produzir o mesmo efeito de sentido da corrente, porém de outra maneira? Tem como isso? Né pussível...
Tem sim, Ana Laura Guimarães
Tente pensar 
Ana- Ah, já sei, em vez de afastar relativamente o ímã e a espira, basta aproximarmos
Ian- N, cê ta doida? N entendeu minha explicação? 
Ian- Cê tais objetos se aproximarem, a tendência da natureza seria de frear essa aproximação, é como se seu amigo começasse a ter uns papos estranhos contigo e vc falasse, opa, calma ai, vai com calma, cê ta muito estranho, dps a gente se fala, tchau, Ana.
Ian- Ent, se ímã e espira se aproximarem, a natureza gerará um campo magnético "norte" na parte esquerda da espira, para que o estranho do ímã n venha muito próximo de você. Induzindo um campo "N" na esquerda, induzir-se-á tbm um "S" na direita, gerando uma corrente no sentido contrário. 
Ana- Ah, entendi, agr faz sentido
Ana- Ent, para que eu tenha uma corrente no sentido desejado, terei que ter, na parte esquerda da espira, um polo "sul" e, na direita, um "norte"?
Ian- Isso, muito bem, meus parabéns, adoro alunas aplicadas e que não se contentam em apenas prestar atenção no que o prof fala, mas que buscam transcender, concentrando e sintonizando com a matéria, procurando entendê-la a fundo e percebendo o quanto a física é distintamente incrível...
Ana- Para de filosofar, só quero entender o exercício 
Ian- Tá bem, não precisa ser grossa assim, já vou te explicar: 
Ian- E se invertermos a polaridade do íma, colocando a parte sul voltada para a espira? 
Ana- ata, é só fazer isso e aproximar, isso? 
Ian- N, sua... cê não tá prestando atenção n? Já to ficando com raiva...
Ian- Ah n, vc está certa, perdoe-me a exaltação
Ian- É exatamente isso q vc falou, pois, considerando a nova situação, caso ocorra um movimento relativo de aproximação entre a espira e o ímã, este induzirá um campo magnético sul na parte esquerda da espira, pois ela não quer aquele menino estranho chegando pra perto de si novamente, lembra?
Ian- Assim, haverá um campo magnético sul na parte esquerda da espira e um norte na direita, garantindo a manutenção (oia q expressão chique) do sentido original da corrente, conforme o pretendido.
Ana- Entendi tudo, ah...muito obrigada, Ian, vc é incrível...
Ian- De nada, mas agr vai estudar, vc está muito sem juízo, mocinha, chega de farra, tchau
Ana- Te amo, prof
Ian- Tbm te amo, Ana
Ana- Até estudarei mais eletromagnetismo depois disso...(flerte identificado)
Ian- Você está muito estranha, Aninha, sai, sai...xispa daqui, adios!
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos