PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise do capitalismo financeiro

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Crise do capitalismo financeiro

Mensagem por Ana Clara Macêdo Seg 05 Set 2022, 17:16

O ano de 2008 assistiu ao início de uma crise capitalista mundial que se prolonga até os dias atuais. É uma crise similar, em sua amplitude, à Grande Depressão de 1929. Contudo, apesar de receber a mesma designação (crise), essa crise capitalista prolongada difere em seu contexto mundial e em traços específicos daquela de 1929, sobretudo pelo processo de financeirização que emergiu ao final do século XX e que permite imensas acumulações de capitais.

Sobre essa crise capitalista financeirizada é correto afirmar que

a)é derivada da superprodução de bens manufaturados, especialmente ligados à indústria de base, em crise com a expansão dos financiamentos.
b)é produzida pela alta demanda do consumo nos países pobres, o que tem levado a uma ampliação dos financiamentos para a compra de bens.
c)resulta de especulações financeiras que, sem passarem pelos sistemas produtivos, propiciam acumulações em capitais fictícios.
d)procede de especulação financeira, gerando excedentes na indústria de bens de capital e exigindo maiores somas em financiamentos.

Alguém poderia apontar os erros das alternativas incorretas, por favor?


Última edição por Ana Clara Macêdo em Qui 08 Set 2022, 14:03, editado 1 vez(es)
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Crise do capitalismo financeiro

Mensagem por Jvictors021 Seg 05 Set 2022, 22:55

Expliquei resumidamente cada crise econômica, acredito que saberá o erro de cada alternativa!

A Crise de 1929
Você deve entender que a crise de 1929 é decorrente da superprodução de bens manufaturados (Modelo Fordista de produção), como havia muitos produtos e a procura por eles não acompanhava a produção, fábricas entram em colápso, pessoas perderam o emprego e ai vira uma bola de neve, que teve como solução a aplicação do Plano New Deal que o estdo incentiva obras públicas a fim de gerar empregos e a economia voltar a girar.

A Crise de 2008
Decorre da extrema fácilidade de conseguir créditos de financiamento cedida pelos bancos para compra de imóveis que tinham como garantia a hipotéca.
Muitas pessoas encheram os olhos e logo se mergulharam nas parcelas, os imóveis logo se valorizaram (Lei da Oferta e Procura) mas a galera passou a não conseguir pagar (Qualquer um negativado no serasa financiava uma casa, era meio "óbvio" que podia dar errado) por fim MUITAS casas foram hipotecadas e muita gente foi morar na rua, novamente a lei da oferta e da procura entra em cena. Os imóveis despencaram de valor, os bancos não coseguiam vender as casas que hipotecaram. Então bancos (com destaque para o Lehman Brothers), seguradoras, etc faliram e novamente uma bola de neve se formou.


Atenciosamente: João
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Ana Clara Macêdo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos