PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

3 participantes

Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por Cobas Sáb 2 Jul 2022 - 14:11

Muitos passageiros de avião negligenciam as orientações da tripulação em relação a manter afivelado o cinto de segurança em determinados momentos do voo. Recentemente, um avião em rota de aproximação do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, procedente dos Estados Unidos, ficou sujeito a uma intensa rajada de vento vertical, o que impôs à aeronave um deslocamento vertical para baixo de 200 m em 4,0 s. Em decorrência disso, alguns tripulantes que encerravam o serviço de bordo foram parar no teto da cabina, junto com pratos, garrafas, talheres e também alguns passageiros incautos, que não usavam o cinto de segurança. Admita que nesses aterrorizantes 4,0 s o avião tenha mantido aceleração vertical constante e iniciado seu movimento nessa direção a partir do repouso. Sendo F a intensidade da força vertical de contato entre um corpo qualquer projetado contra o teto da cabina e P a intensidade do peso desse corpo, pode-se afirmar que: (Adote para a intensidade da aceleração da gravidade o valor 10,0 m/s2 .)


A resposta no gabarito é F = 3P/2 , mas estou encontrando F = P/4, considerando que F + P = Fr

Alguém pode resolver e me explicar por que errei?
Cobas
Cobas
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por Elcioschin Sáb 2 Jul 2022 - 16:12

Enunciado incompleto: " ... pode-se afirmar que: ?????"

Ou a frase está incompleta ou existem alternativas na questão.
Se existirem, a postagem de todas elas é obrigatória, pela Regra XI.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por lukazzz Sex 12 Jan 2024 - 11:29

@Elcioschin, as alternativas estão abaixo: A alternativa correta é a C

a) F = P/2

b) F = P
c) F = 3P/2
d) F = 2P
e) F = 5P/2

Resolvi e acertei a questão, porém fiquei com uma dúvida teórica no meu raciocínio. Eu pensei na força inercial que o Peso do homem aplica no teto do avião, então somei a a força vertical de contato com o peso, mas dirigi a força pra cima, pois apliquei sobre o teto. Estou errado? Na resolução do livro o autor indicou as forças para baixo, imagino que essa força para baixo seja a normal (F que o teto exerce no corpo somado ao peso), certo? valeu

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por Elcioschin Sex 12 Jan 2024 - 11:45

d = (1/2).a.t² ---> 200 = (1/2).a.4² ---> a = 25 m/s² = (5/2).g

Aceleração resultante: aR = a - g --> aR = (5/2).g - g --> aR = (3/2).g

F = m.aR ---> F = m.(3/2).g ---> F = (3/2).m.g ---> F = (3/2).P
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por lukazzz Sex 12 Jan 2024 - 12:05

legal, você usou aceleração relativa, mas se pensar em termos de força, nesse caso a normal aplicada sobre o teto, que foi a forma que eu pensei, esta errado? 

Minha resolução: 
d = (1/2).a.t² ---> 200 = (1/2).a.4² ---> a = 25 m/s²
P = 10m ; F + P = 25m 
---> F = 15m; F/P = 15m/10m ---> F=3/2P

lukazzz
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por Elcioschin Sex 12 Jan 2024 - 12:38

Está correto sim.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71780
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de Física - nivel 3 mecanica Empty Re: Tópicos de Física - nivel 3 mecanica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos