PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imã e bobina

Ir para baixo

Imã e bobina Empty Imã e bobina

Mensagem por Hadara Rodrigues 30/3/2022, 7:27 am

A indução magnética está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. A geração de energia elétrica nas usinas e os mais diversos motores elétricos (liquidificador, batedeira, ventilador, etc) são exemplos disso. Na figura, uma pessoa solta um ímã, de modo que ele passa dentro de bobinas feitas com o mesmo material condutor e de diâmetros iguais, conectadas a um amperímetro. A partir da figura e de seus conhecimentos em relação ao efeito em questão, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas

Imã e bobina Screen20

a) ( ) A indução eletromagnética constitui um método para transformar energia mecânica em energia elétrica. Para isso, algum trabalho deve ser realizado a fim de produzir energia por indução eletromagnética.
b) ( ) Nas três situações, a corrente aferida é instantânea, enquanto o ímã passa pela bobina, e a corrente aferida na terceira situação é maior pelo fato de a bobina ter mais voltas do que as outras.
c) ( ) Se a tensão induzida na bobina 1 for igual a 2,0V, então será 8,0 V e 16,0V para as boninas 2 e 3, respectivamente.
d) ( ) Se a tensão induzida na bobina 1 for igual a 1,0V, então será 0,5 V e 0,25V para as boninas 2 e 3, respectivamente.

Gabarito é VFFF

Eu acertei a letra a) somente  acho que tenho uma certa dificuldade com esse assunto , pois me lembro de já ter estudado antes, mas não consegui responder às outras, por ex.. Como calcula a tensão induzida na bobina?Qual o erro da B?

Hadara Rodrigues
Padawan
Padawan

Mensagens : 60
Data de inscrição : 31/07/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos