PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo ENEM

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Novo ENEM - Página 2 Empty Novo ENEM

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg Mar 14 2022, 23:29

Relembrando a primeira mensagem :

A notícia mais aguardada de 5 anos de espera,enfim chegou!
O INEP avisou,hoje,no dia 14 de março de 2022,que o ENEM terá uma enorme mudança! Ele terá duas fases: uma de conhecimentos gerais,igual para todos+ Redação. Terá um menor número de questões,a princípio,mais difíceis. A segunda fase,será a específica que o aluno selecionou com seu curso. Quer Direito? Humanas. Quer Engenharia? Matemática. Quer Nutrição? Natureza? Quer Letras? Linguagens. Essa específica,será discursiva,e os alunos se inscreverão nela já sabendo o número de concorrentes.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O que acharam?
Eu achei que ficou mais difícil,porque muitos alunos não sabem fazer prova discursiva e agora vão ter que saber a matéria mesmo. A competição deve ficar maior,e a nota de corte maior também.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Giovana Martins, nahgsx e claralirasll gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo


Novo ENEM - Página 2 Empty Re: Novo ENEM

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb Mar 19 2022, 19:06

Elcioschin escreveu:A escolha de uma carreira por um(a) jovem deve levar em conta dois fatores:

1) A aptidão por determinadas matérias que  este jovem tem; isto pode ser verificado por testes vocacionais, opiniões de professores, e até mesmo pelo próprio jovem.

E se um(a) jovem que detesta matemática e Física, resolver fazer um curso de Engenharia? Será que vai dar certo?

E o oposto também ocorre: tive um irmão formado em advocacia, que teve uma carreira brilhante e adorava charadas matemáticas. E tive um excelente professor de matemática que era juiz!

2) O gosto pessoal do(a) jovem é o que mais importa. Lembrem-se que, depois de formado, deverá trabalhar na profissão escolhida, durante a maior parte da sua vida. Já que temos que trabalhar, que seja um trabalho prazeroso, que nos dê  orgulho ao fim de cada dia

Imagem, por exemplo, alguém que escolheu Medicina apenas pelo retorno financeiro, para ganhar bastante dinheiro.
E todo dia sai para  o trabalho amargurado, porque não é o que ele(ela) gosta de fazer!
Alguns cometem suicídio, outros abandonam tudo, para recomeçar uma nova vida.

Conheci alguém que quase chegou a isto:

Tive duas colegas que estudaram comigo no 3º ano do Ensino Médio e nós três passamos juntos no vestibular de Engenharia; Ambas era excelentes alunas.
Em setembro do 2º ano da Faculdade uma delas, no intervalo entre duas aulas se dirigiu oas colegas e disse mais ao menos assim:

Colegas, eu vou abandonar o curso de Engenharia, pois descobri que não é profissão dos meus sonhos.
Vou me preparar para o vestibular de Medicina (em fevereiro, naquela época).

Ficamos boquiabertos, pois ela estava indo muito bem no curso!

Um dos colegas questionou-a, sugerindo terminar o ano e trancar a matrícula, para o caso de não passar no vetibular de Medicina.

A resposta dela foi rápida e rasteira: Não, pois pretendo começar a me preparar de imediato e se continuar aqui até dezembro, não vou conseguir.

Em resumo: ela abandonou o curso, passou em Medicina e hoje ainda trabalha como médica; mulher notável!
Creio que a escolha de profissão é algo muito particular, e nunca conseguirá ter um modelo que faça com que a pessoa se encontre plenamente naquilo. É algo que muitas vezes você descobre depois de anos de carreira em outra área. Porém, acho muita irresponsabilidade não levarem em conta  os problemas que essa geração possui, números de suicídio, e doenças mentais estão exorbitantes, dificultarem um exame em que às médias em relação a todos que realizam a prova é baixíssima não me parece ser o caminho ideal para ajudar quem irá ser os futuros profissionais do país e há também os problemas estruturais  do Brasil em relação a desigualdade e precarização da educação. Infelizmente, esse problema não irá ser resolvido em 4 anos, e nem pode ser um promessa de uma campanha específica, é um projeto que levaria anos a ser executado e teria que haver um trabalho impecável para que aconteça, essa mudança do Enem está longe de ser um progresso na educação brasileira. 

Muito interessante a história Elcioschin, realmente a vida não é e nem pode ser levada como algo retilíneo e emoldurado, ela é feita de intempéries, temos que enfrenta-la e fazermos o máximo para que torne-se agradável enquanto estamos aqui.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos