PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ponto triplo no diagrama pressão vs volume

Ir para baixo

Ponto triplo no diagrama pressão vs volume Empty Ponto triplo no diagrama pressão vs volume

Mensagem por UmPoetaEufórico Sex 25 Fev 2022, 18:09

Recentemente eu vi que existem outras formas de representar os estados termodinâmicos de uma substância além do clássico diagrama P x T. Eu queria saber o que viria a ser a representação do ponto triplo do diagrama PxT no diagrama P x V.

Eu imagino que, como a substância esteja nas condições únicas (T, P) de Temperatura e Pressão do ponto triplo, então essa representação deve estar sobre a reta horizontal que passa por P. Agora quanto ao volume, supondo uma substância típica da qual possa se considerar que para uma amostra de mesma massa da substância tenha-se a inequação Volume sólido(Vs) < Volume Líquido(Vl) < Volume gasoso(Vg)

O volume da amostra poderia oscilar entre um máximo, se a amostra estiver integralmente na fase gasosa, ou um mínimo, se a amostra estiver integralmente na fase sólida, e para diferentes composições percentuais dos três estadores iriam ser obtidos valores intermediários aos extremos.

Volume da substância de massa m = fração sólida x volume amostra sólida massa m + fração líquida x volume amostra líquida massa m + fração gasosa x volume amostra gasosa massa m

Então pelo que eu entendi o ponto triplo dessa amostra seria um SEGMENTO paralelo ao eixo V de extremos (Vs, P) e (Vg, P). Tá certo isso ? ou eu tô errando alguma coisa?

Desde já agradeço a ajuda.

UmPoetaEufórico
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 06/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos