PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema ABO

3 participantes

Ir para baixo

Sistema ABO Empty Sistema ABO

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 23 Fev 2022, 09:37

O tratamento de algumas doenças do sangue, como leucemias e linfomas, consiste na substituição da medula óssea doente por células da medula óssea de um doador compatível e saudável. Admita que um indivíduo com sangue do tipo A tenha sido submetido a um bem-sucedido transplante de medula a partir de células de um doador de sangue do tipo B. Após o transplante, os aglutinogênios presentes nas hemácias produzidas pelo indivíduo transplantado permitem que seu tipo sanguíneo seja classificado como:
A)B
B)A
C)O
D)AB
Resposta letra A
Por que? Alguém me explica?

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema ABO Empty Re: Sistema ABO

Mensagem por gabriel_balbao Ter 01 Mar 2022, 02:06

Olá, Pedro!

Olha, eu tenho uma hipótese. A medula óssea contem as células tronco hematopoéticas, responsáveis por produzir os componentes do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). Eu imagino que, como houve um transplante da medula, e a medula transplantada advinha de um indivíduo com tipo sanguíneo B, as novas hemácias que serão produzidas no novo organismo possuirão aglutinogênios B, isso porque os genes da medula se mantêm durante o transplante, então ela continua produzindo as mesmas hemácias que produzia no organismo anterior.

Não tenho certeza se é exatamente isso. Foi o que consegui pensar acerca do assunto. Se alguém puder complementar o raciocínio, mencionando se o mesmo é correto ou não, ficaria grato. Smile
gabriel_balbao
gabriel_balbao
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 03/02/2021
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema ABO Empty Re: Sistema ABO

Mensagem por pedroaf0 Ter 01 Mar 2022, 12:33

Olá colegas, concordo com o @gabriel_balbao

E complemento dizendo que a questão explica que o conceito de "transplante" adotado pela banca nessa questão é a "substituição da medula óssea doente". A palavra chave é substituição que indica que a medula óssea, responsável pela formação do sangue, é trocada completamente, substituindo o tipo sanguíneo.

Não sei se isso pode ser adotado como uma verdade absoluta, seria mais uma questão de interpretação de acordo com o conceito adotado pela banca.

Se, por exemplo, a questão definisse o transplante como uma doação que mantem algumas células do receptor acredito que daria pra dizer que o sangue do indivíduo seria AB. 

Se for uma questão de nível médio, ela está cobrando conceitos de histologia (saber que a medula óssea é responsável pela criação das hemácias) e interpretação do texto, não sei se chega a cobrar os conceitos de genética do sistema AB0.

Agora se for uma questão de concurso/residência, pode ser que esteja exigindo conhecimentos mais específicos sobre o tipo de transplante.

pedroaf0
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/01/2022
Idade : 20
Localização : Pelotas

http://pedroaf0.cf/

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema ABO Empty Re: Sistema ABO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos