ANÁLISE COMBINATÓRIA
4 participantes
Página 1 de 1
ANÁLISE COMBINATÓRIA
Determine a quantidade de anagramas da palavra CARTADA de modo que nenhuma letra ocupe a mesma posição original.
gabarito: 24
Comentário: Se não houvessem letras repetidas, sei que esse problema sairia por simples aplicação da fórmula de permutação caótica (desarranjo). Mas, como o A se repete 3 vezes, tal aplicação direta não é válida. Pensei em enumerar todas as possibilidades, mas leva um tempo bem maior. Alguém teria alguma estratégia específica para a resolução desse tipo de questão?
gabarito: 24
Comentário: Se não houvessem letras repetidas, sei que esse problema sairia por simples aplicação da fórmula de permutação caótica (desarranjo). Mas, como o A se repete 3 vezes, tal aplicação direta não é válida. Pensei em enumerar todas as possibilidades, mas leva um tempo bem maior. Alguém teria alguma estratégia específica para a resolução desse tipo de questão?
CooperAstronaut- Iniciante
Mateus Meireles gosta desta mensagem
Re: ANÁLISE COMBINATÓRIA
Sempre foi uma curiosidade minha ver a resolução desses problemas de permutação caótica com caractere repetido, vamos ver se alguém aparece com alguma ideia..
Como inserir códigos LaTex nas mensagens |
“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles- Matador
Não sei dizer se eu errei em algum ponto do meu desenvolvimento, pois o resultado que obtive diverge do gabarito. Peço para alguem por favor verificar.
(I)Três das quatro consoantes vão ocupar as posições originais do trio de A 's, gerando 3! permutações para cada uma das [latex]C_{4,3}[/latex] seleções.
(II) Uma das consoantes(A que sobrou da escolha em (I)) vai ocupar uma das posições originalmente pertencentes às consoantes, mas só 3 das quatro posições são válidas
(III) Uma vez definida a posição da consoante mencionada em (II) a posição do trio A's também estará.
[latex]C_{4,3 }\cdot 3! \cdot 3 = 72[/latex]
(I)Três das quatro consoantes vão ocupar as posições originais do trio de A 's, gerando 3! permutações para cada uma das [latex]C_{4,3}[/latex] seleções.
(II) Uma das consoantes(A que sobrou da escolha em (I)) vai ocupar uma das posições originalmente pertencentes às consoantes, mas só 3 das quatro posições são válidas
(III) Uma vez definida a posição da consoante mencionada em (II) a posição do trio A's também estará.
[latex]C_{4,3 }\cdot 3! \cdot 3 = 72[/latex]
joaoZacharias- Recebeu o sabre de luz
Outro modo de analisar
Os três A não podem ocupar a 2ª, nem a 5ª nem a 7ª posição.
Existem portanto 4!/3! = 4 possibilidades:
C A R T A D A
A _ A A _ _ _
A _ A _ _ A _
A _ _ A _ A _
_ _ A A _ A _
Para o 1º caso C, R, T podem ocupar qualquer casa vazia e D pode ocupar 3 casas vazias
Para o 2º caso C, R, D podem ocupar qualquer casa vazia e T pode ocupar 3 casas vazias
E assim por diante.
Os três A não podem ocupar a 2ª, nem a 5ª nem a 7ª posição.
Existem portanto 4!/3! = 4 possibilidades:
C A R T A D A
A _ A A _ _ _
A _ A _ _ A _
A _ _ A _ A _
_ _ A A _ A _
Para o 1º caso C, R, T podem ocupar qualquer casa vazia e D pode ocupar 3 casas vazias
Para o 2º caso C, R, D podem ocupar qualquer casa vazia e T pode ocupar 3 casas vazias
E assim por diante.
Elcioschin- Grande Mestre