PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA

2 participantes

Ir para baixo

(UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA  Empty (UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA

Mensagem por mclaratrajano Sáb 09 Out 2021, 11:07

(UFRGS 2016) Considere as seguintes afirmações sobre níveis tróficos.
I. Os herbívoros alimentam-se de organismos que se encontram em vários níveis tróficos.
II. Os detritívoros, por se alimentarem de restos de outros organismos, não fazem parte das cadeias alimentares.
III. A principal fonte de energia dos organismos produtores é a energia solar.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

resposta é letra b. No entanto, 

a minha dúvida não é nem tanto sobre a questão em si, pois sei que os decompositores fazem, sim, parte das cadeias alimentares. Mas fiquei em dúvida sobre isso: os detritívoros podem ser considerados decompositores? Vi que eles podem ser, geralmente, aves, mamíferos, peixes e insetos, e, por outro lado, os decompositores não seriam somente alguns fungos e as bactérias? Pesquisei no google e vi que eles(os detritívoros) apenas auxiliam os decompositores, mas também vi em comentários que eles são, de fato, decompositores, aí buguei. 
Alguém me ajuda?

mclaratrajano
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 27/08/2021
Localização : Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

(UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA  Empty Re: (UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA

Mensagem por gusborgs Sáb 09 Out 2021, 17:02

Olá.
Descompositores são, por conceituação, a parte final de uma cadeia alimentar. Creio que, por esse motivo, os detritívoros não estejam inseridos como parte dessa classificação.
Observe:
(UFRGS 2016) FLUXOS DE ENERGIA  Images?q=tbn:ANd9GcSCHE-mgU8-mwfTJLzoG_BJVlRISMss3w86YQ&usqp=CAU
Dessa forma, detritívoros seriam algum consumidor, pois, seriam decompostos por fungos / bactérias ou ingeridos por algum predador.
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos