PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eletroquimica

2 participantes

Ir para baixo

eletroquimica Empty eletroquimica

Mensagem por veni vidi vici Dom 19 Set 2021, 19:39

A ferrugem é um processo de corrosão conhecido que implica impacto econômico significativo. Estima‐se que até 20% do ferro produzido anualmente nos Estados Unidos é usado para repor objetos de ferro descartados por causa de danos de ferrugem. Sendo: Fe2+(aq) + 2e– → Fe(s) E0 red = –0,44V. Zn2+(aq) + 2e– → Zn(s) E0 red = –0,76V. O2(g) + 4H+ (aq) + 4e– → 2H2O(l) E0 red = 1,23V. Acerca do exposto anteriormente, analise as afirmativas a seguir. 
I. A redução de O2 necessita de H+ , de forma que o aumento da concentração de H+ torna‐se a redução de O2 menos favorável. 
II. O Fe2+ formado no anodo é eventualmente mais oxidado a Fe+3, que forma o óxido de ferro 
III hidratado. III.O Fe2+ é mais facilmente reduzido que Zn2+


 Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 


gab II e III podem me dizer pq 2 e 3 tao certas ?

veni vidi vici
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

eletroquimica Empty Re: eletroquimica

Mensagem por jopagliarin Dom 19 Set 2021, 20:44

A I está errada e a própria alternativa se contradiz. Se a redução de O2 necessita de H+, o aumento na concentração deste favorece a reação. 
A II é correta pq de fato o Fe2+ se forma no ânodo, já que no ânodo ocorre oxidação e, de fato, o Fe3+ forma o óxido de ferro III - Fe2O3 - é só cruzar as cargas do Fe3+ e o do O2-
A III é correta pelo motivo de que (eu acho) a reação de oxidação do Fe2+ apresenta maior potencial de redução (é menos negativo) do que a oxidação de Zn2+. E, conforme eu li num pdf, "Uma tensão positiva é associada a uma reação espontânea, e uma tensão negativa, a uma reação não-espontânea.". Como Fe2+ apresenta uma DDP menos negativa, acredito que ela ocorra mais facilmente.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos