Combinatória ENEM
2 participantes
Página 1 de 1
Combinatória ENEM
oi gente! alguém pode me ajudar por favorr!
vi o Mente Matematica falar pra usar( Combinação destrutiva sem partição)
O que é isso??? alguem pode explicar facil isso?
vi o Mente Matematica falar pra usar( Combinação destrutiva sem partição)
O que é isso??? alguem pode explicar facil isso?
Gemma Galgani- Jedi
Re: Combinatória ENEM
Olá Gemma Galgani, da próxima vez acho melhor você digitar a questão, conforme as regras do fórum . Vamos à questão :
determinaremos, por conveniência, que as duas primeiras duplas serão mistas e as duas últimas só terão destros. Dentro de cada dupla mista determinamos que o primeiro escolhido será canhoto e o segundo destro, necessariamente :
CD CD DD DD
há 6 D's e 2C's, portanto, calculemos os casos possíveis:
como a ordem não importa. dividimos por 2 pois as duplas CD podem trocar de lugar entre si, por 2 pois as duplas DD podem trocar de lugar entre si, por 4 pois cada dupla DD pode ter seus dois jogadores trocados entre si
2.6 1.5 4.3 2.1 / 2 . 2 . 4 = 90
Melhor do que memorizar casos específicos de resolução é raciocinar com as noções básicas de probabilidade ; na minha opinião :-D
Bom ENEM .
determinaremos, por conveniência, que as duas primeiras duplas serão mistas e as duas últimas só terão destros. Dentro de cada dupla mista determinamos que o primeiro escolhido será canhoto e o segundo destro, necessariamente :
CD CD DD DD
há 6 D's e 2C's, portanto, calculemos os casos possíveis:
como a ordem não importa. dividimos por 2 pois as duplas CD podem trocar de lugar entre si, por 2 pois as duplas DD podem trocar de lugar entre si, por 4 pois cada dupla DD pode ter seus dois jogadores trocados entre si
2.6 1.5 4.3 2.1 / 2 . 2 . 4 = 90
Melhor do que memorizar casos específicos de resolução é raciocinar com as noções básicas de probabilidade ; na minha opinião :-D
Bom ENEM .
girassol2910- Padawan