PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMBINAÇÃO COMPLETA AJUDA

Ir para baixo

COMBINAÇÃO COMPLETA AJUDA Empty COMBINAÇÃO COMPLETA AJUDA

Mensagem por Joanina Ter 20 Jul 2021, 15:27

Gostaria que alguém me ajudasse a solucionar o problema, não encontrei gabarito.

João tem 16 figurinhas para dar, todas, aos seus 4 irmãos. 

1) Sendo as figurinhas distintas, de quantas maneiras ele pode distribuir as figurinhas para os irmãos (cada irmão pode ou não receber figurinhas, mas todas as figurinhas são distribuídas)? 


2) Sendo as figurinhas distintas, de quantas maneiras ele pode distribuir as figurinhas para os irmãos, de modo que cada irmão receba 4 figurinhas


3) Sendo as figurinhas idênticas, de quantas maneiras ele pode distribuir as figurinhas para os irmãos (cada irmão pode ou não receber figurinhas, mas todas as figurinhas são distribuídas)? 


4) Sendo as figurinhas idênticas, de quantas maneiras ele pode distribuir as figurinhas para os irmãos, de modo que cada irmão receba pelo menos 2 figurinhas?


-- Na questão 1, pensei que se tratava de Combinação Completa, e utilizando a fórmula encontrei 969 maneiras ele pode distribuir as figurinhas para os irmãos, mas não sei se está correto. As outras ainda estou tentando fazer, mas estou com bastante dificuldade, se alguém puder me ajudar eu agradeço.


Título inadequado: viola Regra VII

Joanina
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 19/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos