PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Unifesp) - Termoscópio de Galileu

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (Unifesp) - Termoscópio de Galileu

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 14 maio 2021, 18:28

Boa noite amigos e amigas do fórum! Gostaria de uma ajuda nessa questão! Segue:

(Unifesp) A figura reproduz uma gravura do termoscópio de Galileu, um termômetro primitivo por ele construído no início do século XVI. No termoscópio, o ar é aprisionado no bulbo superior, ligado por um tubo a um recipiente aberto contendo um líquido colorido.
Assim, pode-se concluir que, se a temperatura ambiente subir, a altura da coluna de líquido colorido:

(Unifesp) - Termoscópio de Galileu B74IJBcaUygAAAABJRU5ErkJggg==
a) aumenta, pois aumentam o volume e a pressão do ar contido no bulbo.
b) diminui, por aumentam o volume e a pressão do ar contido no bulbo.
c) aumenta, em decorrência da dilatação do líquido contido no recipiente.
d) diminui, em decorrência da dilatação do líquido contido no recipiente.
e) pode aumentar ou diminuir, dependendo do líquido contido no recipiente.

Antes de mais nada, o gabarito fornecido para mim está de vermelho.
A minha dúvida é a seguinte... Eu queria saber do pq do líquido não poder dilatar, sendo assim a letra C
Pq, se o líquido dilata, sua coluna irá aumentar, certo?
E se for realmente a letra B, então a pressão no interior do tubo deverá ser maior, em tese empurrando o líquido para baixo, porém, através da Lei de Newton da força e reação, o líquido não deveria fazer a mesma força com a mesma intensidade, porém, com sentido trocado? Para que fique em equilíbrio, sendo assim, a coluna não iria se alterar....

Sobre as outras, cortei elas da seguinte maneira:
A) Sem sentido, pois se a pressão aumenta, ou o líquido iria diminuir(justo o que pergunto a vcs se é verdade) ou então ele permaneceria no mesmo lugar, através do par de ação e reação da Lei de Newton.
D) Sem sentido também, pois se a temperatura aumenta, estaríamos tendo uma dilatação, no caso, uma expansão, e não uma contração do líquido usado, certo?
E) Sem sentido, pois Galileu não usaria um líquido que depende de propriedades específicas para esse tipo de processo. E se caso tivesse ocorrido isso, este termoscópio seria falho...

Quem puder me ajudar, agradeço desde já!! cheers


Última edição por BatataLaranja345 em Dom 16 maio 2021, 22:14, editado 2 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unifesp) - Termoscópio de Galileu

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 16 maio 2021, 21:17

Up! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido R: (UNIFESP) - TERMOSCÓPIO DE GALILEU

Mensagem por gabriel de castro Dom 16 maio 2021, 21:43

Olá BatataLaranja, tudo bem?

Quando li sua questão a primeira coisa que cogitei foram dois pontos determinantes: o comportamento do gás e a dilatação do mercúrio. Cheguei a conclusão a primeira seria fator predominante, afinal, esse gás vai adquirir energia e em busca de um estado mais neutro vai tentar ocupar volumes maiores (o que diminuiria a coluna). Entretanto, a dilatação ocorre, mas acredito que esteja esquecendo do fato dela ser muito ínfima (coeficiente volumétrico do mercúrio é de 1,8.10-4 ºC, por exemplo), pensei até no que acontece em um termômetro de mercúrio e relembrei que na sua construção o tubo deve conter somente vácuo e o Hg.

Agora se formos considerar seu ponto sobre ação e reação nada em nenhum sistema seria transportável, afinal, se tentássemos empurrar uma caixa ela ofereceria uma reação que "cancelaria" nossa força. Lembre que força de reação atua no corpo oposto que provoca a ação e esse possui uma inércia diferente, enfim, acredito que entrar nessa hipótese não faz tanto sentido e só complicaria chegar em uma resolução real.

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unifesp) - Termoscópio de Galileu

Mensagem por BatataLaranja345 Dom 16 maio 2021, 21:55

Opa Gabriel! Boa noite, colega!

Po mano, para ser sincero, fiquei pensando muito nela.
Realmente, creio que fui longe demais quando citei sobre o Par de Ação e Reação kkkkk.
Então, te pergunto: quando tivermos esse tipo de sistema, onde eu tenho entrada de ar, e estamos analisando todo um contexto na Termologia, o gás sempre irá vencer, alterando a coluna do líquido, certo?
Pq, quando eu fui fazer essa questão, eu realmente pensei que o gás "venceria" essa disputa, pois se não vencesse, nenhum termômetro parecido com este funcionaria kkkkk.
Mas sim, vc me ajudou bastante, irei anotar esses pontos seus!

Brigadão Gabriel!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

gabriel de castro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unifesp) - Termoscópio de Galileu

Mensagem por gabriel de castro Dom 16 maio 2021, 22:25

Acredito que podemos sim fazer essa generalização quando considerarmos a entrada de ar sim, afinal, essa entrada dissipa uma energia de um ar que estivesse aprisionado ali embaixo. Talvez sem essa abertura para o ar  (sem aquela abertura inferior do termoscópio) teríamos um resultado diferente.

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (Unifesp) - Termoscópio de Galileu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos