PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Galileu e gravidade

3 participantes

Ir para baixo

Galileu e gravidade Empty Galileu e gravidade

Mensagem por rafael augusto 10/10/2013, 11:32 am

Olá pessoal, tudo bem??
Gostaria que alguém pudesse me explicar a experiência de Galileu na torre de Pisa, pois estou confuso. Se o que interferiu na velocidade dos corpos foi a resistência do ar, qual seria o papel da força gravitacional prevista pela fórmula F= m.g ? Se a força de atração sobre um corpo 1 é maior que 2, o corpo 1 não teria que cair primeiro, considerando que m1>m2? Qual seria então a influência da força na velocidade dos corpo...? 
Desde já grato!!
rafael augusto
rafael augusto
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 03/07/2012
Idade : 29
Localização : lorena-SP, Brasil

https://www.youtube.com/c/MundoExatas

Ir para o topo Ir para baixo

Galileu e gravidade Empty Re: Galileu e gravidade

Mensagem por Euclides 10/10/2013, 12:33 pm

Vamos primeiro entender o que é a força gravitacional.

Quando um cavalo puxa uma carroça, quanto mais força o animal fizer, maior será a aceleração da carroça. Esse é o tipo de relação entre força e massa estabelecida pela segunda lei de Newton.



Uma coisa que devemos ter em mente é o fato de que a força que o cavalo faz, ou pode fazer, não depende da massa da carroça, mas apenas de sua própria vitalidade e constituição física.

A força gravitacional tem uma natureza diferente. É uma força de campo. A peculiaridade desse tipo de forças é que se manifestam como resultado da interação entre o campo e o corpo sob a influência do campo. O que vem a ser isso?

A força gravitacional é uma para cada corpo.

Expostos à ação da gravidade conjuntamente, um piano e uma bolinha de gude receberão dela forças diferentes.  Segundo Isaac Newton, a força da gravidade se manifesta como na equação abaixo:



Em que

G é uma constante universal
M é a massa da Terra
m é a massa do corpo (piano ou bola de gude)
d é a distância em que o corpo se encontra do centro da Terra

devemos notar que, para uma dada posição em relação à Terra, G, M e d são constantes.



essa constante é denominada aceleração da gravidade e é a mesma para todos os corpos, qualquer que seja a sua massa, dependendo apenas de sua posição no campo (representada por d).



Assim, qualquer corpo, piano ou bola de gude, serão atraídos pela Terra, não com a mesma força, mas com a mesma aceleração, desenvolvendo, portanto a mesma velocidade.

Isso é perfeito no vácuo onde não existe a resistência do ar. Sabemos que o ar opõe resistência ao movimento. Essa resistência é proporcional à velocidade do corpo e à sua geometria. Uma folha de papel largada do alto, aberta, cairá mais lentamente do que ela própria se estiver amassada e comprimida numa bola.

Galileu largou do alto da Torre de Pisa pedras de tamanhos diferentes, mas de formatos semelhantes, de modo que a resistência do ar não fosse sensivelmente diferente entre cada uma delas. Dessa maneira elas chegaram ao chão ao mesmo tempo.

Séculos depois, os astronautas da Apolo XV realizaram na Lua (onde não há atmosfera) uma experiência similar cujo vídeo (de muito má qualidade) foi divulgado:



Última edição por Euclides em 10/10/2013, 12:40 pm, editado 1 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Galileu e gravidade Empty Re: Galileu e gravidade

Mensagem por Elcioschin 10/10/2013, 12:40 pm

Para fazer a experiência no vácuo não é necessário ir até a Lua (por exemplo). Em qualquer bom laboratório de física existem tubos de vidro no qual pode-se fazer um vácuo parcial, usando uma bomba para extrair o ar. Dentro do tubo existem uma pequena esfera de aço e um confete (de papel). Com ar dentro, virando-se o tubo a diferença de tempo de queda de ambos é visível. Retirando o ar e virando o tubo a queda de ambos é simultânea. Eu pessoalmente já fiz esta experiência como professor de Física
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71762
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Galileu e gravidade Empty Re: Galileu e gravidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos