PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Independência do Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Independência do Brasil Empty Independência do Brasil

Mensagem por Hip0tenusa Qui 06 maio 2021, 14:03

PUC-MG 2007



"Em janeiro de 1822, D. Pedro I, ao dizer que ficava, definiu seu destino e do país que adotara como pátria. E foi, nessa fase, O MAIS APAIXONADO DOS BRASILEIROS, O MAIS AGRESSIVO DOS JACOBINOS, O MAIS FURIOSO ANTILUSITANO" 
(Isabel Lustosa. “D. Pedro I'. Cia das Letras, 2006.)


Essas características podem ser relacionadas:


  •  à postura liberal dos deputados portugueses das Cortes que fizeram refém a monarquia durante a Revolução de 1821, ao exigirem o retorno do rei D. João VI e a promulgação de uma nova constituição.

  •  à ação dos brasileiros, amparados pela negativa de D. Pedro I de retorno a Portugal, de se oporem à decisão das Cortes portuguesas de reduzir o país às condições anteriores à vinda do Rei D. João VI.

  •  à insegurança generalizada de D. Pedro I, quanto aos movimentos liberais associados à Revolução do Porto, em Portugal, e, consequentemente, a uma possível revolução de liderança burguesa no Brasil.

  •  à condição revolucionária de D. Pedro I, que afrontava a Corte portuguesa ao convocar o exército nacional e a iniciar uma guerra pela independência em defesa das massas, da nação do povo brasileiro.


'Gabarito: à ação dos brasileiros, amparados pela negativa de D. Pedro I de retorno a Portugal, de se oporem à decisão das Cortes portuguesas de reduzir o país às condições anteriores à vinda do Rei D. João VI.'


A alternativa correta relata um cenário de satisfação e aliança entre os brasileiros e D. Pedro I. 
Mas e as revoltas que aconteceram logo após a solidificação de D. Pedro I?
A independência não foi um movimento popular...
Hip0tenusa
Hip0tenusa
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 18/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Independência do Brasil Empty Re: Independência do Brasil

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 06 maio 2021, 16:38

Opa Hip0tenusa! Boa tarde!
Bom, vamos analisar a situação na qual iremos trabalhar!

Realmente, foi um movimento popular! Nós tinhamos aquele ideal da manifestação popular contra o retorno do título de Colônia para o Brasil. Nós nons tornamos Reino Unido a Portugal... e isso mostra uma certa independência nossa. Porém, não total.
De fato, houve apoio das classes sociais, desde camponeses, até burgueses e latifundiários. Porém, é importante mostrar que não foi bem assim... Na verdade, quando falamos da Independência do Brasil, nós remetemos diretamente ao D. Pedro I
Houve toda uma harmonização nesse quesito, pois, se vc pegar a famosa pintura Independência ou Morte, vc verá que não tem nada do famoso "povão". Nós tinhamos, sim, toda uma imagem bem moldada, mostrando a todos que quem protagonizou essa independência foi D. Pedro I, quando se recusou a retornar para Portugal

Com relação as revoltas que vc cita... sempre ocorreram. Principalmente, após o início da influência iluminista, e todos aqueles ideais trazidos pela Revolução Francesa. Pois, agr, pq eu seria uma colônia? Sendo que, se na França, teve rolamento de cabeça, pq aqui não poderia ter?
Percebe o contexto que temos? Então, as revoltas ocorreram. Porém, cabe citar a vc que elas sempre ocorreram... entretanto, elas se intensificaram após um possível retorno da colonização portuguesa sobre o Brasil.
Houve, sim, uma certa "aliança" entre os brasileiros e o D. Pedro I. Pois, se acreditava, que ele seria o libertador do Brasil, aquele capaz de trazer a tão sonhada liberdade, oq realmente aconteceu!

Só uma comparação, para que vc tenha uma noção da diferença: A Revolução Francesa foi um movimento popular! Pois, nesse caso, nós tinhamos uma participação muito efetiva da população com relação a tudo que ocorria no contexto francês da época!

Espero ter te ajudado ai! Grande abraço! Wink
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos