PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFN Ondas Eletromagéticas

2 participantes

Ir para baixo

UFN Ondas Eletromagéticas Empty UFN Ondas Eletromagéticas

Mensagem por JulianWendelR Sex 16 Abr 2021, 12:19

Observe a imagem de uma parte do espectro eletromagnético:
UFN Ondas Eletromagéticas 0_6b3b10
Qual alternativa está correta?

 a) Quanto mais a frequência da radiação, maior a sua velocidade de propagação em meio material.

 b) A luz violeta, com frequência próxima de 10^16 Hz, é menos energética que as demais cores.

 c) A luz vermelha, com frequência próxima a 10^14 Hz, tem maior velocidade no ar que as demais cores.

 d) A radiação infravermelha está associada ao processo de cozimento de um alimento no aparelho de micro-ondas.

 e) A radiação ultravioleta pode ser facilmente refletida por superfícies espelhadas.

Alguem poderia me explicar porque a a) está errada e a c) está certa?

a letra a eu achei que poderia justificar porque a frequencia e diretamente proporcional a velocidade quando se pensa em frequencia=velocidade/lambida e na letra c) eu achava que a velocidade das ondas eletromagnéticas era a mesma no vaculo. (mas nessa questão reparando bem a onda não está no vacuo está no ar né) seria por isso que a c) está certa?
Spoiler:

JulianWendelR
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFN Ondas Eletromagéticas Empty Re: UFN Ondas Eletromagéticas

Mensagem por GSvision Sex 16 Abr 2021, 16:24

em meios materiais a medida que a frequencia diminui a velocidade aumenta,assim como a cor vermelha tem menor frequencia ela irá ter maior velocidade no meio material,o mesmo se aplica a letra a,já que esta em um meio material quanto menor a frequencia maior a velocidade.
sim,a c está correta já que não se trata do vácuo e sim de um meio material
vamos notar um exemplo,a água se propaga mais rápido no sólido do que no líquido e no ar
outro seria a onda do mar,na parte funda a onda tem maior velocidade,portanto maior comprimento de onda
GSvision
GSvision
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 24/03/2021
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos