PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SIMULADO SAS

3 participantes

Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty SIMULADO SAS

Mensagem por Karinabraasil Ter 08 Dez 2020, 22:11

Devido à sua natureza, existem resíduos químicos que não podem ser misturados, pois, ao serem armazenados juntos, podem trazer graves consequências ocasionadas por reações químicas indesejadas. Dessa forma, uma indústria química que necessite armazenar resíduos que contenham ácido sulfúrico para posteriormente tratá-los e descartá-los da maneira correta precisa ter conhecimento prévio da reatividade desse ácido. A substância citada apenas poderia ser armazenada e lacrada junto a resíduos de 


A cobre.          B magnésio.           C ácido nítrico.         D bicarbonato de sódio.           E permanganato de potássio. 

Marquei A porque o Cu não é um metal nobre? E, portanto, ele dificilmente reage...
Quando tenho Cu + H2SO4 , como formará CuSO4 se o Cu não ganha na disputa de "redução" com o H? O Cu, para mim, não conseguiria trocar de lugar o H, justamente porque, entre H e Cu, quem mais reduz é o H.


GAB C

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty Re: SIMULADO SAS

Mensagem por Brunoblock27 Ter 08 Dez 2020, 22:17

Imagino que seja porque ácido não reage com ácido, no momento que você forma CuSO4 será mais difícil separar e fazer o descarte adequado.
Brunoblock27
Brunoblock27
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/10/2020
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty Re: SIMULADO SAS

Mensagem por Karinabraasil Qua 09 Dez 2020, 09:41

Então, mas minha dúvida é focada na formação do CuSO4, haverá formação dele?

Porque em reações inorgânicas, a gente aprende que um metal só vai reagir com um composto inorgânico, em uma reação de SIMPLES TROCA, quando o metal for mais eletroposítivo que o cátion do composto que, nesse caso do H2SO4 é o hidrogênio. Então eu devo analisar o Cu e o H aí. Dentre os dois, o H é mais eletropositivo, então ele permanece ligado ao SO4-2. Sabe?

Minha dúvida é essa, porque na resolução da questão o SAS traz como justificativa que o Cu vai reagir com o H2SO4

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty Re: SIMULADO SAS

Mensagem por Xm280 Qua 09 Dez 2020, 10:59

Olá Karina.

O cobre, por ser um metal nobre, só vai reagir com ácidos bem fortes, se concentrado e a quente. Em equação química:

Cu(s) + H2SO4(aq) ---/--->

Cu(s) + 2H2SO4(l) -----> CuSO4(s) + 2SO2(g) + H2O(l).

Assim, existe a possibilidade de o cobre reagir com o ácido sulfúrico já que a questão não disse se é H2SO4 diluído ou concentrado. O ácido nítrico é a única opção então que não reage com o ácido sulfúrico.

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 191
Data de inscrição : 28/04/2017
Idade : 25
Localização : Salvador - Bahia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty Re: SIMULADO SAS

Mensagem por Karinabraasil Qui 10 Dez 2020, 07:30

Ahhh, entendi! Muito obrigada! Smile

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SIMULADO SAS Empty Re: SIMULADO SAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos