PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Empty Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos

Mensagem por Clara Chérbatskaia Sex 20 Nov 2020, 17:51

Uma haste retilínea AB de comprimento L é colocada diante da superfície refletora de um espelho esférico côncavo E, que obedece às condições de Gauss, sobre o eixo principal do espelho, conforme representa a figura.
Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Z
A distância focal do espelho é igual a f e a extremidade B da haste encontra-se a uma distância D (D > f ) do vértice V. 
a) Calcule em função de f, L e D o comprimento C da imagem da haste produzida por E.
b) Determine a relação entre L e f para o caso particular de a imagem de B se formar sobre esse mesmo ponto, com C = L/2.
O gabarito está na imagem. Eu consegui fazer e compreender a alternativa A, mas fiquei com uma dúvida teórica em relação à b. Porque o comprimento C é igual à p'b - p'a? Pensei que a distância da imagem A´ até o espelho fosse maior que a distância da imagem B'. Estou com dificuldade para visualizar isso graficamente. Se alguém puder me mostrar isso em desenho ficarei muito grata.
Clara Chérbatskaia
Clara Chérbatskaia
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Empty Re: Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos

Mensagem por Elcioschin Sex 20 Nov 2020, 18:56

1/f = 1/D + 1/p'B ---> Calcule p'B

1/f = 1/(D + L) + 1/p'A ---> Calcule p'A

C = p'B - p'A

b) Para a imagem de B se formar, no próprio ponto B, o ponto B deve ser o centro espelho: VB = 2.f 

Aproveite a figura e faça as contas para este caso.

Para facilitar a visualização dos raios, vou supor que A e B sejam os pés de objetos com mesma altura h:

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Esp_co11
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Empty Re: Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos

Mensagem por Clara Chérbatskaia Seg 23 Nov 2020, 15:34

Muito obrigada, Elcioschin! Me ajudou muito  Very Happy Very Happy Very Happy
Clara Chérbatskaia
Clara Chérbatskaia
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos Empty Re: Óptica geométrica OBF - Espelhos Esféricos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos