PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise Combinatória

2 participantes

Ir para baixo

Análise Combinatória Empty Análise Combinatória

Mensagem por Bruna Ce Seg 12 Out 2020, 14:09

Uma competição escolar de xadrez envolverá 8 participantes dos quais 2 já foram campeões em edições anteriores desse evento.

Na primeira fase da competição, deverão ser formados 4 embates com 2 participantes cada. A escolha dos dois participantes de cada embate será feita por sorteio. A probabilidade de que os campeões se enfrentem durante a primeira fase é:

a) 1/7
b) 1/15
c) 1/28
d) 1/90
e) 1/105

Bruna Ce
Jedi
Jedi

Mensagens : 378
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 30
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Análise Combinatória Empty Re: Análise Combinatória

Mensagem por pepelinear Seg 12 Out 2020, 14:38

Análise Combinatória Resolu22
Boa tarde, Bruna! Acima está meu jeito de pensar a questão, vou explicá-lo de maneira mais clara neste texto:
Para determinar o espaço amostral, fiz 4 combinações, cada uma tomando 2 pessoas para cada partida. Note que o número de pessoas disponíveis para serem escolhidas vai diminuindo 2 a 2, conforme faço minhas escolhas para as partidas "anteriores".
Depois, para determinar o número de maneiras distintas de termos os campeões jogando (evento), "fixei" o jogo deles como sendo o primeiro (poderia ter fixado como sendo o segundo, terceiro ou quarto também; não importa, já que o enunciado não dá relevância à ordem das partidas). Assim, dividindo o número do evento pelo do espaço amostral, cheguei na alternativa C. 
Não tenho certeza de que meu jeito de pensar está correto; caso alguém encontre algum erro, peço encarecidamente que aponte-o, para que eu possa melhorar nessa matéria. De qualquer forma, espero ter ajudado. Bons estudos !
pepelinear
pepelinear
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 10/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos