PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

um pedido sincero de ajuda

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido um pedido sincero de ajuda

Mensagem por biscuit Seg 19 Ago 2024, 15:00

Boa tarde, pessoal, tudo bem? Eu estou estudando para o enem desde maio, eu peguei aquelas apostilas do bernoulli pra estudar e ignorei um pouco linguagens e humanas. Minha rotina ficou assim, segunda(fisica e math), terça(quim e bio), quarta(mat e red), quinta(quim e bio) sex(mat e red) e eu deixei os fins de semana para estudar linguagens e humanas nas provas anteriores.

Minhas notas nessas provas antigas estão nessa faixa
L. 33-36
CH. 32-35
CN. 27-29
M. 32-34
RED. 820-880

Só que estou bem desanimado porque preciso de 755+ no curso que quero. O que voces me sugerem fazer daqui pra frente nessa reta final? visando aprender da forma mais eficiente possível e saber fazer a prova.

Eu pensei em pegar cada dia da semana pra dedicar intensivamente em uma materia. 
Por exemplo, seg. mat, terça. fisica, quarta. quim e bio, quinta. hum e ling. sex. mat e red(tem mais peso)

fim de semana eu faria provas antigas.

O que voces acham, galera?
biscuit
biscuit
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/03/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por Emanuel Dias Seg 19 Ago 2024, 20:59

Olá meu amigo.

Olha. Eu não acho que estudar uma matéria por dia seja uma boa estratégia se for estudar teoria. A curva de aprendizado do cérebro humano necessita revisão. Se você estudar matemática segunda. e só voltar a estudar novamente na sexta, boa parte do que você viu vai ser perdido, e vai ficar tendo dúvidas em teoria, que você já leu mas seu cérebro não absorveu. Você precisa de prática todo dia. Eu recomendo que você divida melhor o seu dia com mais de uma matéria. Acho que essa estratégia só é boa se for só fazer questões.


____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1722
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por biscuit Seg 19 Ago 2024, 21:41

Emanuel Dias escreveu:Olá meu amigo.

Olha. Eu não acho que estudar uma matéria por dia seja uma boa estratégia se for estudar teoria. A curva de aprendizado do cérebro humano necessita revisão. Se você estudar matemática segunda. e só voltar a estudar novamente na sexta, boa parte do que você viu vai ser perdido, e vai ficar tendo dúvidas em teoria, que você já leu mas seu cérebro não absorveu. Você precisa de prática todo dia. Eu recomendo que você divida melhor o seu dia com mais de uma matéria. Acho que essa estratégia só é boa se for só fazer questões.

Boa noite, Emanuel. 

Então, man. Essa era minha ideia: focar em questões e resoluções de questões, porque é o que o tempo permite no momento, eu iria ficar fazendo várias listas de diferentes provas antigas e depois veria a resolução. O que acha?
biscuit
biscuit
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/03/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por Emanuel Dias Seg 19 Ago 2024, 22:03

Entendi. Nesse caso pode funcionar sim.


Quanto tempo você pretende usar por dia?


Eu pergunto isso porque, quando estudava pra vestibular, mais de 3 horas resolvendo problema de um determinado assunto ficava insuportável. Então, trocava de matéria e dava uma animada de novo. Acho que isso você pode ir testando mesmo, se você for usar muitas horas por dia tenta ver até onde você rende, depois disso troca que o desempenho aumenta de novo. Você não precisa necessariamente trocar de Física para Química por exemplo. Pode resolver uma lista de funções por determinado período e depois passar para determinantes por exemplo. Acho que esse efeito também aparece nesse caso. Ou, numa terceira opção, pegar listas mistas de cada matéria, acho que poderia funcionar também.


Mas sinceramente, eu acho que isso é bem subjetivo sabe? Eu descubro coisas que melhora minha forma de estudar até hoje.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1722
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por biscuit Seg 19 Ago 2024, 22:10

Emanuel Dias escreveu:
Entendi. Nesse caso pode funcionar sim.


Quanto tempo você pretende usar por dia?


Eu pergunto isso porque, quando estudava pra vestibular, mais de 3 horas resolvendo problema de um determinado assunto ficava insuportável. Então, trocava de matéria e dava uma animada de novo. Acho que isso você pode ir testando mesmo, se você for usar muitas horas por dia tenta ver até onde você rende, depois disso troca que o desempenho aumenta de novo. Você não precisa necessariamente trocar de Física para Química por exemplo. Pode resolver uma lista de funções por determinado período e depois passar para determinantes por exemplo. Acho que esse efeito também aparece nesse caso. Ou, numa terceira opção, pegar listas mistas de cada matéria, acho que poderia funcionar também.


Mas sinceramente, eu acho que isso é bem subjetivo sabe? Eu descubro coisas que melhora minha forma de estudar até hoje.
Eu pretendo utilizar umas 4h30m diárias, acho que seria suficiente. Só que sei lá, estudar só por questões e suas respectivas resoluções é suficiente? tenho receio de não ser. Mas sei que ver teoria por agora não adianta, não irei concluir o edital.
biscuit
biscuit
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/03/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por Emanuel Dias Seg 19 Ago 2024, 22:52

Se você nunca viu o assunto dificilmente vai progredir com exercícios sem ter visto teoria. Mas se já teve um contato mesmo que breve pode funcionar.

Tenta ver um pouquinho de teoria nem que seja por videos. E vai ajustando conforme for sentindo necessidade. Estudar questões sem entender a teoria é uma tortura.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1722
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por biscuit Ter 20 Ago 2024, 10:13

Emanuel Dias escreveu:
Se você nunca viu o assunto dificilmente vai progredir com exercícios sem ter visto teoria. Mas se já teve um contato mesmo que breve pode funcionar.

Tenta ver um pouquinho de teoria nem que seja por videos. E vai ajustando conforme for sentindo necessidade. Estudar questões sem entender a teoria é uma tortura.
Realmente, é uma tortura. Você tem algum site pra sugerir que faz correções de redações de forma gratuita, amigo?
biscuit
biscuit
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/03/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por matheus_feb Ter 20 Ago 2024, 13:48

biscuit escreveu:
Emanuel Dias escreveu:
Se você nunca viu o assunto dificilmente vai progredir com exercícios sem ter visto teoria. Mas se já teve um contato mesmo que breve pode funcionar.

Tenta ver um pouquinho de teoria nem que seja por videos. E vai ajustando conforme for sentindo necessidade. Estudar questões sem entender a teoria é uma tortura.
Realmente, é uma tortura. Você tem algum site pra sugerir que faz correções de redações de forma gratuita, amigo?
Pode enviar suas redações aqui mesmo. Sou estudante do último ano que nem você, mas tenho bastante conhecimento técnico na parte de redação do ENEM. Consegui 960 no ENEM do ano passado, então não hesite em pedir ajuda em algo, se quiser.

Tem uma página do fórum com alguns simulados, se não estou me enganando tem do Bernoulli, SAS, Poliedro... questões novinhas e ótimas para fugir um pouco das mesmas questões já feitas (caso você já tenha visto todas ou quase todas as provas do ENEM). Procure na parte de ''Dúvidas e Materiais''.

Me diga as matérias que tem mais dificuldade, poste questões que não conseguiu fazer... nós aqui do fórum ajudamos em absolutamente tudo.
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 351
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Emanuel Dias e biscuit gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por biscuit Qua 21 Ago 2024, 14:22

matheus_feb escreveu:
biscuit escreveu:
Emanuel Dias escreveu:
Se você nunca viu o assunto dificilmente vai progredir com exercícios sem ter visto teoria. Mas se já teve um contato mesmo que breve pode funcionar.

Tenta ver um pouquinho de teoria nem que seja por videos. E vai ajustando conforme for sentindo necessidade. Estudar questões sem entender a teoria é uma tortura.
Realmente, é uma tortura. Você tem algum site pra sugerir que faz correções de redações de forma gratuita, amigo?
Pode enviar suas redações aqui mesmo. Sou estudante do último ano que nem você, mas tenho bastante conhecimento técnico na parte de redação do ENEM. Consegui 960 no ENEM do ano passado, então não hesite em pedir ajuda em algo, se quiser.

Tem uma página do fórum com alguns simulados, se não estou me enganando tem do Bernoulli, SAS, Poliedro... questões novinhas e ótimas para fugir um pouco das mesmas questões já feitas (caso você já tenha visto todas ou quase todas as provas do ENEM). Procure na parte de ''Dúvidas e Materiais''.

Me diga as matérias que tem mais dificuldade, poste questões que não conseguiu fazer... nós aqui do fórum ajudamos em absolutamente tudo.
Olá, Matheus, acho que foi você quem corrigiu minha redação do dia 18, muitíssimo obrigado! O que voce achou das mensagens de conversa com o Emanuel sobre o estudo voltado pra questões? Acha que é suficiente pra mandar um 750+ em 3 meses? Se tiver alguma sugestão ou dica, ficarei muito grato.
biscuit
biscuit
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/03/2024
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por matheus_feb Qua 21 Ago 2024, 15:41

biscuit escreveu:
matheus_feb escreveu:
biscuit escreveu:
Emanuel Dias escreveu:
Se você nunca viu o assunto dificilmente vai progredir com exercícios sem ter visto teoria. Mas se já teve um contato mesmo que breve pode funcionar.

Tenta ver um pouquinho de teoria nem que seja por videos. E vai ajustando conforme for sentindo necessidade. Estudar questões sem entender a teoria é uma tortura.
Realmente, é uma tortura. Você tem algum site pra sugerir que faz correções de redações de forma gratuita, amigo?
Pode enviar suas redações aqui mesmo. Sou estudante do último ano que nem você, mas tenho bastante conhecimento técnico na parte de redação do ENEM. Consegui 960 no ENEM do ano passado, então não hesite em pedir ajuda em algo, se quiser.

Tem uma página do fórum com alguns simulados, se não estou me enganando tem do Bernoulli, SAS, Poliedro... questões novinhas e ótimas para fugir um pouco das mesmas questões já feitas (caso você já tenha visto todas ou quase todas as provas do ENEM). Procure na parte de ''Dúvidas e Materiais''.

Me diga as matérias que tem mais dificuldade, poste questões que não conseguiu fazer... nós aqui do fórum ajudamos em absolutamente tudo.
Olá, Matheus, acho que foi você quem corrigiu minha redação do dia 18, muitíssimo obrigado! O que voce achou das mensagens de conversa com o Emanuel sobre o estudo voltado pra questões? Acha que é suficiente pra mandar um 750+ em 3 meses? Se tiver alguma sugestão ou dica, ficarei muito grato.
Com certeza, mas tem que focar. Não perder a constância é o essencial.

Se você trava em Física, te recomendo o professor Marcelo Boaro. Conteúdos sensacionais, supercompletos e tudo gratuito! Ele faz até práticas para mostrar como o cálculo por trás da Física é aplicado em conceitos da vida real, e adivinha? O ENEM adora essas reações entre vida real e cálculo aplicado.

Para Biologia, Canal Futura, Descomplica e Paulo Jubilot são muito bons. 80% do que absorvi dos conteúdos de biológicas foi com esses professores. Eles explicam de um jeito simples e de fácil assimilação.

Para química, por incrível que pareça, vou te recomendar meu professor de Química, Raphael Sobrinho. Pesquise pelo nome dele no YouTube e vai encontrar (para fácil reconhecimento, ele usa uma webcam na lateral do vídeo). Pode mostrar suas dúvidas para mim também. Meu forte é química, haha!

E claro, as questões TEM QUE SER DIRECIONADAS! Não perca seu tempo valioso com questões fora do padrão do ENEM (a não ser que você vise outros vestibulares a parte). Vista a teoria, faça exercícios simples de fixação e parta para as do ENEM.
matheus_feb
matheus_feb
Jedi
Jedi

Mensagens : 351
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

biscuit gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: um pedido sincero de ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos