PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

3 participantes

Ir para baixo

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021? Empty Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

Mensagem por Marlonnnnn Sáb 11 Jul 2020, 17:51

Oi pessoal. Estou me preparando para o ENEM de 2021, agora aos 25 anos, depois de ter passado por muitos anos de depressão e falta de motivação pra fazer qualquer coisa na vida.

Me sinto perdido e não lembro de quase nada do que aprendi na escola, então embarquei numa jornada de "reaprender" o conteúdo do Ensino Médio e parte do Ensino Fundamental.

Eu percebi que tem certos termos e tópicos nos livros de Ensino Médio que não entendo ou não lembro, pois o livro presume que o leitor saiba o que estes são, o que significa que tenho furos no meu conhecimento do conteúdo do fundamental. Então para cobrir bastante terreno, acho que eu deveria reaprender ou pelo menos ler, superficialmente, o conteúdo desde o 5º ano do Ensino Fundamental até o 8º/9º ano, só para garantir que vou ter a bagagem necessária para entender tudo do Ensino Médio.

Já tenho alguns livros do Ensino Médio (Tópicos de Física; Química do Ricardo Feltre; Fundamentos da Biologia Moderna de Amabis e Martho; Fundamentos da Matemática Elementar; Matemática Ciências e Aplicações; e Português: Língua, Literatura e Produção de Texto de Abaurre, Pontara e Fadel).

Do Ensino Fundamental eu tenho apenas a Conquista da Matemática do 5º ao 8º (agora 9º) ano.

Então preciso de indicação dos melhores livros didáticos do Ensino Fundamental de:
- Ciências
- Geografia
- História
- Português

Do Ensino Médio preciso de indicações de livros de:
- Geografia
- História
- Filosofia
- Sociologia
- Os livros que tenho de Português são suficientes?

Artes e Literatura são consideradas "matérias" a serem estudadas para o ENEM? Se sim, qual livro eu devo usar?

Acho que são todas as matérias, ou esqueci de alguma? Quero me preparar completamente, sem furos no meu conhecimento, para o ENEM de 2021.
Marlonnnnn
Marlonnnnn
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/07/2020
Idade : 29
Localização : Santa Catarina

briel e peraceae gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021? Empty Re: Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 11 Jul 2020, 19:42

Antes de tudo,parabéns pela força e pela persistência em você conseguir ter vencido a depressão.
Vamos lá:
Matemática-> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 
Procure a coleção do Fundamentos da Matemática Elementar,do Gelson Iezzei e Osvaldo Doce,de três volumes. Ela é do Ensino Médio.
Física-> youtube.com/channel/UCuSLzdd9RtBs-S1QMXIAdow
Procure a coleção do Tópicos de Física,de três volumes do Gualter,Helou e Newton. Ela é bem forte. Não faça os níveis 3 porque eles nada têm a ver com o ENEM.
Química-> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Procure a coleção do Ricardo Feltre,de 3 volumes.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021? Empty Re: Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

Mensagem por Pedro Celso Silva Sáb 11 Jul 2020, 21:30

Olha só...segundo o ENEM 2019,você não precisa estudar Humanas e Literatura.  Isso porque,ambas as provas foram 98% interpretação de texto. Os 2% foram alguns fenômenos. Perguntou por exemplo sobre albedo. ENEM 2018,climograma e cilma e vegetação da questão que ele te perguntava. Dica: sempre desconfie Cerrado e Centro Oeste.
Aqui vai uma dica: se eu consegui gabaritar quase todas as provas de História, Geografia,ter êxito em olimpíadas de História e de Geografia,saber todas as capitais, bandeiras e países do mundo,além de gostar muito da matéria desde os 4 anos de idade,além de ter mapas do Brasil e do mundo no quarto,além de ter memória boa, é porque eu adorava um livro chamado Almanaque Abril Cultural. Pena que ele acabou em 2016,portanto sobra-lhe na OLX,Estante Virtual e Mercado Livre de quem comprou.
Nele,você verá TUDO. Presidentes do Brasil em fotos e descrições,os 502 anos de História do Brasil resumidos em 19 páginas. E também do mundo. Geografia e conteúdos de Filosofia. Quanto à Sociologia e Filosofia: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E Biologia,te recomendo a coleção de três livros do Amabis.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021? Empty Re: Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

Mensagem por Fibonacci13 Sáb 11 Jul 2020, 23:13

Olá Marlon, tudo bem ?

Gostaria de desejar boa sorte nesta sua caminhada, você já é um vencedor pela sua força e sua determinação.  Very Happy
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021? Empty Re: Indicação de livros didáticos para o ENEM 2021?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos