Motor travado
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Motor travado
Um motor elétrico tem resistência interna de 2 ohms, força contra-eletromotriz de 100V e é percorrido por uma corrente de intensidade 5A, quando está em rotação plena. Se travarmos o seu eixo, mantendo a mesma tensão elétrica nos seus terminais, a corrente que passará por ele valerá:
Gab.: 55A
Minha dúvida: No motor travado eu posso pensar que a tensão de entrada é o mesmo de "saída"? Não é exatamente de saída que quero dizer, mas sim: posso pensar que toda a tensão recai sobre o resistir interno né? A força eletromotriz passa a ser 0, correto?
Gab.: 55A
Minha dúvida: No motor travado eu posso pensar que a tensão de entrada é o mesmo de "saída"? Não é exatamente de saída que quero dizer, mas sim: posso pensar que toda a tensão recai sobre o resistir interno né? A força eletromotriz passa a ser 0, correto?
RAFA&L- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil
Re: Motor travado
Motor operando normalmente
U = E + r.i ---> U = 100 + 2.5 ---> U = 110 V
Potência dissipada na fiação do motor: P = r.i² ---> P = 2.5² ---> P = 50 W
U é a tensão da instalação que alimenta o motor: valor constante
Travando o eixo o motor não pode girar logo E = 0
Temos agora apenas U = 110 V e r = 2 Ω ---> i' = 110/2 ---> i' = 55 A
Notem que a corrente i' = 55 A com motor travado é 11 vezes maior do que a corrente nominal i = 5 A.
Esta corrente elevada vai produzir bastante calor gerado por efeito Joule:
P' = r.i'² ---> P' = 2.55² ---> P' = 6 050 W ---> P' = 6,05 kW
Notem que P' = 121.P
O excesso de calor com certeza vai "queimar o motor", se não houver um disjuntor ou fusível de proteção. Poderia ser um fusível ou disjuntor, por exemplo de 6 A, que abre o circuito assim que a corrente superar 6 A.
U = E + r.i ---> U = 100 + 2.5 ---> U = 110 V
Potência dissipada na fiação do motor: P = r.i² ---> P = 2.5² ---> P = 50 W
U é a tensão da instalação que alimenta o motor: valor constante
Travando o eixo o motor não pode girar logo E = 0
Temos agora apenas U = 110 V e r = 2 Ω ---> i' = 110/2 ---> i' = 55 A
Notem que a corrente i' = 55 A com motor travado é 11 vezes maior do que a corrente nominal i = 5 A.
Esta corrente elevada vai produzir bastante calor gerado por efeito Joule:
P' = r.i'² ---> P' = 2.55² ---> P' = 6 050 W ---> P' = 6,05 kW
Notem que P' = 121.P
O excesso de calor com certeza vai "queimar o motor", se não houver um disjuntor ou fusível de proteção. Poderia ser um fusível ou disjuntor, por exemplo de 6 A, que abre o circuito assim que a corrente superar 6 A.
Última edição por Elcioschin em Sex 19 Jun 2020, 12:26, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71683
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Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Motor travado
Só complementando a explicação do mestre: a tensão induzida no motor é função dos aspectos construtivos, do fluxo magnético e da velocidade de rotação:
e = k*phi*n
Como no rotor travado, n = 0, e_ind = 0
e = k*phi*n
Como no rotor travado, n = 0, e_ind = 0
JoaoGabriel- Monitor
- Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro
Re: Motor travado
Obrigado! eu sabia calcular, mas não havia compreendido como se dava exatamente o fenômeno; agora entendi.
Só mais uma coisa (para confirmar): em termos de cálculo da corrente, com o motor travado, eu posso então imaginar que é como se eu retirasse o motor e no lugar colocasse um resistor de mesmo valor que a resistência interna do motor, certo?
Só mais uma coisa (para confirmar): em termos de cálculo da corrente, com o motor travado, eu posso então imaginar que é como se eu retirasse o motor e no lugar colocasse um resistor de mesmo valor que a resistência interna do motor, certo?
RAFA&L- Estrela Dourada
- Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil
Re: Motor travado
Sim, matematicamente é isto mesmo.
E na prática também: o motor é constituído de um fio comprido, de resistência r, enrolado em várias espiras.
Uma corrente percorrendo este fio, com o motor normal, produz dois efeitos:
1) Faz o motor girar (Pútil = E.i)
2) Aquece o fio, devido ao efeito Joule (Pd = r.i²)
Travando o rotor Pútil = 0 ---> A corrente aumenta (i' = U/R) --> o aquecimento aumenta
E na prática também: o motor é constituído de um fio comprido, de resistência r, enrolado em várias espiras.
Uma corrente percorrendo este fio, com o motor normal, produz dois efeitos:
1) Faz o motor girar (Pútil = E.i)
2) Aquece o fio, devido ao efeito Joule (Pd = r.i²)
Travando o rotor Pútil = 0 ---> A corrente aumenta (i' = U/R) --> o aquecimento aumenta
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71683
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: Motor travado
Entendi! Obrigado!
RAFA&L- Estrela Dourada
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Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil
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