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Motor travado

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Mensagem por RAFA&L Sex 19 Jun 2020, 10:44

Um motor elétrico tem resistência interna de 2 ohms, força contra-eletromotriz de 100V e é percorrido por uma corrente de intensidade 5A, quando está em rotação plena. Se travarmos o seu eixo, mantendo a mesma tensão elétrica nos seus terminais, a corrente que passará por ele valerá:
Gab.: 55A


Minha dúvida: No motor travado eu posso pensar que a tensão de entrada é o mesmo de "saída"? Não é exatamente de saída que quero dizer, mas sim: posso pensar que toda a tensão recai sobre o resistir interno né? A força eletromotriz passa a ser 0, correto?

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Mensagem por Elcioschin Sex 19 Jun 2020, 12:21

Motor operando normalmente

U = E + r.i ---> U = 100 + 2.5 ---> U = 110 V

Potência dissipada na fiação do motor: P = r.i² ---> P = 2.5² ---> P = 50 W

U é a tensão da instalação que alimenta o motor: valor constante

Travando o eixo o motor não pode girar logo E = 0

Temos agora apenas U = 110 V e r = 2 Ω ---> i' = 110/2 ---> i' = 55 A

Notem que a corrente i' = 55 A com motor travado é 11 vezes maior do que a corrente nominal i = 5 A. 

Esta corrente elevada vai produzir bastante calor gerado por efeito Joule:

P' = r.i'² ---> P' = 2.55² ---> P' = 6 050 W ---> P' = 6,05 kW

Notem que P' = 121.P

O excesso de calor com certeza vai "queimar o motor", se não houver um disjuntor ou fusível de proteção. Poderia ser um fusível ou disjuntor, por exemplo de 6 A, que abre o circuito assim que a corrente superar 6 A.


Última edição por Elcioschin em Sex 19 Jun 2020, 12:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por JoaoGabriel Sex 19 Jun 2020, 12:24

Só complementando a explicação do mestre: a tensão induzida no motor é função dos aspectos construtivos, do fluxo magnético e da velocidade de rotação:

e = k*phi*n

Como no rotor travado, n = 0, e_ind = 0
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Mensagem por RAFA&L Sex 19 Jun 2020, 15:37

Obrigado! eu sabia calcular, mas não havia compreendido como se dava exatamente o fenômeno; agora entendi. 
Só mais uma coisa (para confirmar): em termos de cálculo da corrente, com o motor travado, eu posso então imaginar que é como se eu retirasse o motor e no lugar colocasse um resistor de mesmo valor que a resistência interna do motor, certo?

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Mensagem por Elcioschin Sex 19 Jun 2020, 17:23

Sim, matematicamente é isto mesmo.
E na prática também: o motor é constituído de um fio comprido, de resistência r, enrolado em várias espiras. 
Uma corrente percorrendo este fio, com o motor normal, produz dois efeitos:

1) Faz o motor girar (Pútil = E.i)
2) Aquece o fio, devido ao efeito Joule (Pd = r.i²)

Travando o rotor Pútil = 0 ---> A corrente aumenta (i' = U/R) --> o aquecimento aumenta
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Mensagem por RAFA&L Sex 19 Jun 2020, 18:10

Entendi! Obrigado!

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