Eletrodinâmica
2 participantes
Página 1 de 1
Eletrodinâmica
Alguns aparelhos com função de esquentar, dissipam mais calor que outros de maior resistência, pois tem maior potência.
Mas, eu posso ter um aparelho com maior potência, que não tem função de dissipar calor... ( vai transformar sua energia preferencialmente em outra forma)
Ai eu to na dúvida, o que define o efeito joule, e quando ele vai ser maior, potência? resistência?
Mas, eu posso ter um aparelho com maior potência, que não tem função de dissipar calor... ( vai transformar sua energia preferencialmente em outra forma)
Ai eu to na dúvida, o que define o efeito joule, e quando ele vai ser maior, potência? resistência?
Pica pau físico- Iniciante
Re: Eletrodinâmica
Na sua casa a tensão (ddp) U é constante ---> P = U²/R
Quanto menor R, maior P, maior o efeito joule
Outro modo de ver: P = U.i ---> Quanto maior i , maior P e maior o efeito joule
O único jeito de zerar o efeito joule é zerar R: somente no zero absoluto R é nula.
2) Sim, a maioria dos equipamentos elétricos NÃO serve para produzir calor (mas produz):
Um motor por exemplo serve para fornecer energia mecânica (para acionar uma bomba, ou um ventilador por ex.). Mas o motor também esquenta e produz ruído.
Uma TV serve para formar imagens, mas a TV também esquenta.
Um aparelho de ressonância magnética serve para se obter imagens do corpo humano, mas faz ruído e esquenta.
Uma lâmpada incandescente produz luz, mas produz também muito calor. Uma lâmpada fluorescente ou led produzem menos calor
E assim por diante.
Quanto menor R, maior P, maior o efeito joule
Outro modo de ver: P = U.i ---> Quanto maior i , maior P e maior o efeito joule
O único jeito de zerar o efeito joule é zerar R: somente no zero absoluto R é nula.
2) Sim, a maioria dos equipamentos elétricos NÃO serve para produzir calor (mas produz):
Um motor por exemplo serve para fornecer energia mecânica (para acionar uma bomba, ou um ventilador por ex.). Mas o motor também esquenta e produz ruído.
Uma TV serve para formar imagens, mas a TV também esquenta.
Um aparelho de ressonância magnética serve para se obter imagens do corpo humano, mas faz ruído e esquenta.
Uma lâmpada incandescente produz luz, mas produz também muito calor. Uma lâmpada fluorescente ou led produzem menos calor
E assim por diante.
Elcioschin- Grande Mestre
Ummm, então o equipamento de maior potência vai sofrer maior ação do efeito joule.. Hipoteticamente, se eu tivesse um ventilador com uma potencia maior que a de uma lâmpada incandescente, ele ia dissipar mais calor que a lâmpada?
Pica pau físico- Iniciante
Não necessariamente!
Imagine um motor elétrico: ele é considerado um receptor elétrico: tem uma força contra-eletromotriz (fcem) E', resistência interna r' e corrente i
E' vai ser usada para o motor girar e produzir energia mecânica de rotação.
r' é quem vai produzir calor: P = r'.i² ---> Q/t = r'.i² ---> Q = r'.i².t
Se o motor for de boa marca, econômico ele vai ter um valor baixo de r e vai esquentar pouco.
Se for um motor "meia-boca" vai ter r maior e vai esquentar muito.
Assim, vc não pode comparar a potência total do motor do ventilador com a potência dissipada na lâmpada.
Você deve comparar a potência dissipada sob a forma de calor no motor
(Pd = r'.i²) com a potência dissipada na lâmpada.
Imagine um motor elétrico: ele é considerado um receptor elétrico: tem uma força contra-eletromotriz (fcem) E', resistência interna r' e corrente i
E' vai ser usada para o motor girar e produzir energia mecânica de rotação.
r' é quem vai produzir calor: P = r'.i² ---> Q/t = r'.i² ---> Q = r'.i².t
Se o motor for de boa marca, econômico ele vai ter um valor baixo de r e vai esquentar pouco.
Se for um motor "meia-boca" vai ter r maior e vai esquentar muito.
Assim, vc não pode comparar a potência total do motor do ventilador com a potência dissipada na lâmpada.
Você deve comparar a potência dissipada sob a forma de calor no motor
(Pd = r'.i²) com a potência dissipada na lâmpada.
Elcioschin- Grande Mestre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos