PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Toda dissolução é uma reação?

2 participantes

Ir para baixo

Toda dissolução é uma reação? Empty Toda dissolução é uma reação?

Mensagem por Karinabraasil Ter 17 Mar 2020, 10:49

Olá, um dúvida que surgiu agora:

Dúvida 1: Toda dissolução é uma reação?  

Dúvida 2: Visto que na reação devem surgir produtos diferentes dos reagentes, na minha cabeça, uma dissociação não seria uma reação, já a ionização seria. Estou errada?


O feltre faz uma separação entre os gases que reagem com o líquido (e que se dissolvem nele) e os gases que não reagem com os líquidos (mas que se dissolvem nele). Comecei minha reflexão a partir disso, se todos se dissolvem e há uma separação entre os que reagem e os que não reagem é porque nem toda dissolução é uma reação. Só queria entender melhor esse meu questionamento para formular uma resposta correta em termos didáticos. 

Dúvida 3: Como é possível ocorrer a dissolução do O2 (por exemplo), em água, se o O2 é apolar e a água é polar? (Semelhante dissolve semelhante..)

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Toda dissolução é uma reação? Empty Re: Toda dissolução é uma reação?

Mensagem por Felipe2000 Seg 23 Mar 2020, 18:15

Dúvida 1: Acredito que a dissolução seja um fenômeno físico, pois essa se refere ao fato de uma substância se disseminar na outra.

Dúvida 2 : A dissociação iônica é um fenômeno físico, tendo em vista que não há alteração na na natureza matéria, o que ocorre é somente a separação dos íons, que já existiam, pela ação de um solvente. O caso da ionização é distinto da dissociação, porque nesse fenômeno temos a formação de cargas devido a diferença de eletronegatividade entre os átomos que compõem as moléculas da substância, caracterizando, portanto, uma alteração na matéria e, consequentemente, um fenômeno químico.

Dúvida 3: Nenhuma substância é 100% insolúvel em água, o que ocorre é que às vezes a solubilidade é tão baixa que dizemos que tal substância é insolúvel em outra. Se você não tiver entendido muito bem, estude um pouco de equilíbrio químico.
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Toda dissolução é uma reação? Empty Re: Toda dissolução é uma reação?

Mensagem por Karinabraasil Seg 30 Mar 2020, 19:18

Oi, Felipe!

Muito muito obrigada por todas as explicações!!

Estava muito confusa, mas estudei novamente!!

Sobre a primeira dúvida: 

é que uma dissociação e uma ionização são ambas dissoluções. Só que como você bem explicou, dissociação não é uma reação (pois é um fenômeno físico), mas a ionização é. Portanto, nem toda dissolução é uma reação! Era a minha dúvida inicial haha 

Enfim, só quis esclarecer a pergunta! Lendo agora, percebo que não fui clara.

Muito obrigada pelas respostas  Smile

Karinabraasil
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 22/07/2014
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Toda dissolução é uma reação? Empty Re: Toda dissolução é uma reação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos