PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinemática

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Cinemática

Mensagem por lvandrezza1 Sáb 20 Abr 2019, 19:28

(UnB) Todo infinito tem o mesmo tamanho? Qual a diferença entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno? Afinal, o que é o infinito? 
Ao longo da história, muitos dedicaram-se a refletir sobre esse problema, como o grego Zenão de Eleia (495 – 435 a.C.), que propôs o problema da corrida entre Aquiles, o mais veloz corredor do mundo, e uma tartaruga, que, em razão de sua óbvia desvantagem, largaria alguns metros à frente do herói mítico. Contrariamente à constatação evidente da vantagem de Aquiles, argumentou Zenão que o atleta nunca alcançaria o animal, pois, quando chegasse ao ponto de partida da tartaruga, ela já teria avançado mais uma distancia, de modo que, quando ele atingisse o ponto onde ela se encontrava nesse momento, ela já teria avançado mais outra distância. E isso se sucederia infinitamente caso, os espaços fossem divididos infinitamente. 
O entendimento dessa questão sempre foi intrigante. Pensadores da Antiguidade, anteriores a Pitágoras (500 a.C.), já eram atormentados por essa problemática. Entretanto, apenas ao final do século XIX, na Alemanha, com Greorg Cantor (1845 – 1918) a ideia de infinito foi, realmente, consolidada na matemática. Os matemáticos já sabiam do caráter infinito de alguns conjuntos, como os dos números inteiros, dos racionais, dos irracionais e dos reais, mas desconheciam que alguns conjuntos poderiam ser mais infinitos que outros. 
Cantor demonstrou que, embora infinitos, os números racionais podem ser enumerados – ou contados -, assim como os inteiros. Todavia, os números irracionais são “mais infinitos” que os racionais e não podem ser contados. Assim, a quantidade de infinitos racionais, valor denominado alef zero, é menor que a quantidade de infinitos irracionais, valor denominado alef 1. Em outras palavras, Cantor postulou que os números racionais, bem com os inteiros, são, de fato, infinitos, mas são contáveis, ao passo que os números irracionais são infinitos e incontáveis e o infinito dos números racionais é menor que o infinito dos números irracionais.
Julgue:

1-Na física, a resposta para o problema proposto de Zenão pode ser dada pela seguinte afirmação: o movimento de Aquiles será negativamente acelerado, se o da tartaruga for retilíneo uniforme.
Gab: C
Alguém poderia explicar melhor esse item?


Última edição por lvandrezza1 em Sáb 20 Abr 2019, 20:34, editado 1 vez(es)

lvandrezza1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 06/04/2019
Idade : 24
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Cinemática

Mensagem por Elcioschin Sáb 20 Abr 2019, 20:24

Se a tartaruga está em MRU, isto é, tem velocidade constante, e Aquiles (que tem velocidade relativa velocidade maior), não a alcança, o movimento dele só pode ser retardado, isto é, com aceleração negativa.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos