Dinâmica
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Dinâmica
Um carro percorre uma pista circular de raio R, contida em um plano horizontal. O coeficiente de atrito estático entre seus pneus e o asfalto vale "u" é, no local, a aceleração da gravidade tem módulo g. Despreze a influência do ar.
a) Com que velocidade máxima o carro deve deslocar-se ao longo da pista, com a condição de não derrapar.
b) A velocidade calculada no item anterior depende da massa do carro?
GABARITO:
a) Vmáx=√ugR
b) Não
*A minha dúvida é em relação ao porquê do uso do coeficiente estático e não o cinético, a resolução justifica isso pelo fato de o carro não derrapar, mas eu ainda não entendo o porquê isso influência. Achei que usávamos o coeficiente estático quando o corpo não estava em movimento ou estava na iminência de se movimentar e o cinético quando estava em movimento*
a) Com que velocidade máxima o carro deve deslocar-se ao longo da pista, com a condição de não derrapar.
b) A velocidade calculada no item anterior depende da massa do carro?
GABARITO:
a) Vmáx=√ugR
b) Não
*A minha dúvida é em relação ao porquê do uso do coeficiente estático e não o cinético, a resolução justifica isso pelo fato de o carro não derrapar, mas eu ainda não entendo o porquê isso influência. Achei que usávamos o coeficiente estático quando o corpo não estava em movimento ou estava na iminência de se movimentar e o cinético quando estava em movimento*
Matheus0110- Recebeu o sabre de luz
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Re: Dinâmica
Porque o carro está radialmente parado. Quando ele tender a derrapar será para fora da curva.
A força centrípeta deve ser, no máximo, igual à força de atrito estático.
Fc = Fa ---> m.V²/R = u.N ---> m.V²/R = u.m.g ---> V = √ugR
A força centrípeta deve ser, no máximo, igual à força de atrito estático.
Fc = Fa ---> m.V²/R = u.N ---> m.V²/R = u.m.g ---> V = √ugR
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71978
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
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