PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resolução de questão

3 participantes

Ir para baixo

Resolução de questão  Empty Resolução de questão

Mensagem por Iuric Sex 25 Jan 2019, 19:17

Pessoal, como vocês costumam proceder depois de não conseguir resolver uma questão? Acham que ver a resolução dela atrapalha muito no processo de aprendizagem?
Como estudante pré-vestibular, estou frequentemente fazendo questões, e errando bastante, principalmente aquelas que estão no fim de listas de exercícios(que são pra ser as mais complicadinhas), então frequentemente me sinto frustrado, pois sempre tenho que recorrer em ver a resolução, e tenho medo que isso atrapalhe meu processo de aprendizagem, pois quero fazer ITA e me sinto muito desconfortável quando tenho a sensação que só estou bitolando as resoluções em vez de realmente aprender o que ela tem pra ensinar. (Se ficou confuso desculpe, fiz o tópico enquanto estou no trem hahahauaah)

Iuric
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 23/07/2018
Idade : 25
Localização : Porto Alegre, RS, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de questão  Empty Re: Resolução de questão

Mensagem por Medeiros Sex 25 Jan 2019, 22:28

amigo, certa vez assisti uma entrevista com o, infelizmente já falecido, grande escritor João Ubaldo Ribeiro em que ele disse ler bastante outros autores; aliás ele não é o único escritor que confessou essa prática e que isto o ajudava a escrever. Portanto esses escritores olham como os outros escrevem -- claro que não qualquer outro mas outros significativos, sacou?

Não há nada de errado em ver a solução depois das próprias tentativas honestas de fazê-lo. Mas não apenas as veja, estude-as. Veja o depoimento da nossa colega Giovana Martins:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10425
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de questão  Empty Re: Resolução de questão

Mensagem por Giovana Martins Sex 25 Jan 2019, 22:54

Iuric, eu não sei se isso já aconteceu com você, mas acontece comigo direto sempre que vou aprender algo novo. Sabe quando você lê a teoria e entende tudo, mas na hora de tentar resolver os exercícios propostos não sai nada? Então, eu penso que às vezes a gente não tem base (raciocínio apurado) para resolver os exercícios mesmo sabendo a teoria. Se eu não me engano a primeira questão que eu postei aqui no fórum era pra resolver a inequação abaixo.

log2(x – 3)+log2(x – 2)<1

Eu fiquei um bom tempo tentando resolvê-la, mas não saia nada porque eu não sabia o que fazer com aquele 1. Daí, algum membro (infelizmente eu não me lembro quem foi) do fórum resolveu esta questão para mim do seguinte jeito: ele disse que log2(2)=1. Quando eu vi isso, para mim essa ideia foi a coisa brilhante que eu já tinha visto na vida e eu pensei que jamais que eu iria pensar nessa ideia, porque de fato eu não consegui pensar em nada perto disso. Percebe que é uma coisa simples, mas que é bem difícil de enxergar quando você está começando? A teoria diz que claramente que se a base e o logaritmando forem iguais o valor desse logaritmo é 1, mas mesmo sabendo disso eu não consegui pensar nisso. Enfim, a partir desse exercício nunca mais eu gastei muito tempo tentando resolver as questões (só se eu tiver a sensação de que é algo fácil), pois às vezes é necessário ter algumas ideias que você só vai ter se você já tiver uma certa experiência ou então muita paciência para ficar horas pensando em um exercício (na minha opinião).
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7906
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de questão  Empty Re: Resolução de questão

Mensagem por Iuric Sex 25 Jan 2019, 23:23

Tua associação com os escritores foi excelente Medeiros, muito obrigado, fez eu me sentir menos "culpado" por recorrer às resoluções.

Isso acontece comigo com mais frequência do que deveria, Giovana haushauahu

Oq anda acontecendo,(oq aconteceu, sendo mais preciso) com alguma frequência, é que nessas questões que cobram conceitos básicos, mas não "tão triviais", as vezes travo, então recorro a resolução, porém, se passa alguns dias e encaro um outro exercício que requer o desenvolvimento dos mesmos conceitos, travo de novo, e novamente tenho que recorrer minimamente a resolução, e isso assusta um pouco, mas acho que uma solução é revisar esses conceitos com mais frequência em vez de seguir com o conteúdo.

Obrigado pessoal!(Parabéns pela aprovação Giovana!!)

Iuric
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 23/07/2018
Idade : 25
Localização : Porto Alegre, RS, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolução de questão  Empty Re: Resolução de questão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos