PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chave disjuntora

2 participantes

Ir para baixo

Chave disjuntora Empty Chave disjuntora

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 15 Out 2018, 13:53

No selo de especificações de um aparelho eletrodoméstico consta a indicação: 2200W-110V. Com a finalidade de proteger o aparelho contra eventuais sobrecargas seu proprietário deseja escolher uma chave disjuntora. A mais adequada dentre as propostas é a de
(A) 15 A.
(B) 5 A.
(C) 10 A.
(D) 25 A.
(E) 20 A.

Eu sei que fazendo P=U.i, i= 20 A, mas considerei a d) correta porque se o aparelho trabalhar com suas indicações nominais e o disjuntor suportar no máximo 20 A, então ele irá queimar toda vez que esse aparelho for ligado, por isso, o disjuntor precisa suportar uma corrente um pouco acima da corrente máxima que o aparelho tem.
Por que meu pensamento está errado???

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chave disjuntora Empty Re: Chave disjuntora

Mensagem por Elcioschin Seg 15 Out 2018, 19:06

Potência nominal do aparelho = 2 200 W
Tensão nominal do aparelho = 110 V
Corrente nominal do aparelho = 20 A

Um aparelho não deverá ultrapassar os seus valores nominais, para não correr o risco de ter sua vida útil diminuída por excesso de calor (efeito Joule, devido corrente maior p = r.i²).

Além disso se a tensão for maior do que a nominal, o material isolante dos fios dos enrolamentos (do motor de uma geladeira, por exemplo), perde suas propriedades isolantes e passa a conduzir corrente: haverá um curto circuito e o motor queima, representando um elevado custo para reparo.

Evidentemente se a corrente for permanentemente 21 A não significa que o aparelho vai queimar imediatamente. Ele poderá queimar daqui a alguns meses, por exemplo, já que que não é usado constantemente.

Agora, se a corrente for 40 A a queima vai ser imediata!!! É o caso de uma lâmpada de 110 V ser ligada numa tensão de 220 V: a corrente vai ser o dobro da nominal e a lâmpada queima na hora.

Um disjuntor de 20 A, por exemplo, NÃO abre imediatamente quando circula por ele uma corrente de 20 A. Vai levar um certo tempo, para isto. Se o aparelho que produz esta corrente (um liquidificador, por exemplo) for desligado antes do disjuntor abrir, o sistema está protegido.

Deve ser por isto que a questão considera 20 A a resposta certa.
Mas a questão é dúbia: a resposta depende do aparelho, por exemplo:

Suponha que você tenha um chuveiro elétrico com corrente nominal de 30 A e o disjuntor é de 30 A. Imagine, você tomando um banho quentinho no inverno, e está tão relaxante que você resolve aproveitar mais um pouco, e se esquece do tempo, sonhando com o namorado ou em passar no vestibular. De repente o disjuntor desarma, e você, toda ensaboada recebe um jato de água fria!!! Vai ser bem desagradável não é?

Por isto, no caso deste chuveiro, recomenda-se um disjuntor de 35 A. O máximo que pode acontecer é que, com os seus banhos demorados, o resistor do chuveiro (indevidamente denominado resistência) vai ter uma vida útil mais curta.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 73005
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos