PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FGV 2010) Biologia do câncer

2 participantes

Ir para baixo

(FGV 2010) Biologia do câncer Empty (FGV 2010) Biologia do câncer

Mensagem por dani_medrado Dom 23 Set 2018, 10:09

Ao analisar tumores de vários tipos de tecidos diferentes, Isaac S. Kohane, da Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia de Harvard (MIT), catalogou padrões surpreendentes, embora familiares, de atividade dos genes em células cancerosas — são as mesmas instruções genéticas programadas que estão ativas durante vários estágios do desenvolvimento embrionário e fetal.
Scientific American Brasil, junho de 2009
A partir da leitura do texto, podemos deduzir que alguns genes:
a. mutados presentes nas células embrionárias e fetais não deveriam expressar seus efeitos deletérios em momentos posteriores da vida, mas os expressam nas células cancerosas.
b. que estão presentes nas células embrionárias e fetais não deveriam ser encontrados em outras fases do desenvolvimento do organismo, mas são encontrados nas células cancerosas.
c. que são replicados nas células embrionárias e fetais não deveriam sê-lo nas outras fases do desenvolvimento do organismo, mas se replicam nas células cancerosas.
d. mutados presentes nas células embrionárias e fetais deveriam ser transcritos em diferentes tecidos em momentos posteriores da vida, mas só são transcritos nas células cancerosas.
e. normais que são transcritos nas células embrionárias e fetais não deveriam sê-lo em outras fases do desenvolvimento do organismo, mas são transcritos nas células cancerosas.

dani_medrado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 552
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 27
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FGV 2010) Biologia do câncer Empty Re: (FGV 2010) Biologia do câncer

Mensagem por O_Conde_de_Monte_Cristo Seg 01 Out 2018, 12:39

Fala que o gene é o mesmo da fase fetal sem citar que houve mutação, logo não é a A nem a D, e o gene está presente em outras fases, porém não é ativo,logo não é a B nem a C, assim é a E, visto que os genes não deveriam ser transcritos (ativos) em outras fases, porém o são em células cancerosas.

O_Conde_de_Monte_Cristo
Iniciante

Mensagens : 40
Data de inscrição : 30/08/2017
Idade : 22
Localização : Rio_Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos