PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

África - Uerj 2010

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido África - Uerj 2010

Mensagem por GranTorino Ter 14 Ago 2018, 09:37

Quinze anos depois do genocídio que vitimou mais de 800 mil pessoas, visitar Ruanda ainda é uma espécie de jogo de adivinhação – a cada rosto que passa tenta-se descobrir quem foi vítima e quem foi algoz na tragédia de 1994. O governo do país recorre à união do povo. O censo e as carteiras de identidade étnicas não existem mais, todos agora são apenas considerados ruandeses. O esforço do presidente Paul Kagame em evitar um novo conflito é tão grande que chamar alguém de “tutsi” ou “hutu” de maneira ofensiva é crime, com pena que pode chegar a 14 anos.

Marta REIS

 A presença do trauma do genocídio é o principal problema social de Ruanda, maior inclusive que a pobreza. Tratar esse trauma coletivo devia ser prioridade número um, e não transformá-lo num tabu. A política do governo é a do esquecimento por lei, por obrigação. Errada é a vitimização do genocídio, pois existe uma história de conflitos anterior e posterior ao massacre.

Marcio GAGLIATO

 A polêmica sobre os efeitos do genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradições dos processos de constituição de Estados nacionais na África contemporânea.

Com base na análise dos textos, a resolução dessas contradições estaria relacionada à adoção das seguintes medidas:

a) conciliação político-religiosa – afirmação das identidades locais  

b) punição das diferenças culturais – unificação da memória nacional  

c) denúncia da dominação colonial – integração ao mundo globalizado  

d) reforço do pertencimento nacional – revisão das heranças da descolonização  

RESPOSTA: D

Olá! Gostaria de um comentário para essa questão e de saber o que há de errado com a letra B, por favor.

Grato!


Última edição por GranTorino em Ter 14 Ago 2018, 13:24, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: África - Uerj 2010

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 14 Ago 2018, 10:07

A)Errada
Não há nada sobre conciliação político-religiosa. Primeiro porque a diferença é étnica,e segundo, porque não houve conciliação. Os belgas fomentaram guerras entre os dois e deram armas para um e para outro em tempos diferentes,para dominá-los,fragilizando ou neutralizando possíveis resistências ao seu domínio. Resultado foi um êxodo do mais fracos para países vizinhos.
Não foi afirmada nenhuma identidade local:todos são ruandeses. Ainda que seja hutu,tutsi ou outra etnia.
Lembrando que a África é muito mais que 54 países,de acordo com a Conferência de Berlim de 1885. São milhares de etnias. Preguiçosa e ignorantemente as grandes potências distribuíram entre si os territórios conforme seu poder,e puseram tribos rivais juntas.
B)Errada
Não há punição alguma. O texto fala que quem,qualquer que seja proferir segregação étnica (chamar de tutsi ou hutu) pode ser preso por 14 anos. O presidente,inclusive propõe unir o país em prol do nacionalismo. Não há unificação da memória nacional.Porque ele tenta fazer o país esquecer do que houve,para não se repetir. Povo que não conhece sua história,está condenado a repeti-la.
C)Errada
Ninguém cita a brutal colonização belga no texto. O país,agrário e desértico,não tem qualquer integração ao mundo globalizado. Pelo contrário. Em 1994,durante o genocídio,a ONU, que se propõe a impedir conflitos mundo afora desde a Segunda Guerra Mundial. não interviu. Ignorou completamente o país. Até mesmo,outro conflito em andamento no mundo,mas na Europa,as guerras iugoslavas,a ONU ignorou os conflitos até 1995. Resultado? 200 mil mortos.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos