PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

hidrelétiricas

2 participantes

Ir para baixo

hidrelétiricas Empty hidrelétiricas

Mensagem por malu_paiva2018 Qua 25 Jul 2018, 12:14

ENEM 2010  QUESTÃO 15




A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão,
começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010
(adaptado).


Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

[list=questao-opcoes]
[*]A
 
ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

[*]B
 
à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

[*]C
 
à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

[*]D
 
ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

[*]E
 
ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

[/list]

pq o gabarito n poderia ser letra D?
malu_paiva2018
malu_paiva2018
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 29/03/2018
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

hidrelétiricas Empty Re: hidrelétiricas

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 25 Jul 2018, 23:20

Eles nunca tiveram esse direito.
Não é a toa que,no Quinhentismo, movimento da literatura no Brasil que fala dos indígenas,sempre fala em catequese,sempre fala em tomada de terra dos indígenas. Sempre é retratado que o português veio num dia de chuva e tomou a terra dos indígenas. E se fosse num dia de Sol,o índio que teria dominado o português.
Desde 1500,os indígenas foram perdendo suas terras e terreno. Tanto é que a população indígena só diminuiu de 1500 para cá. Tiveram suas terras tomadas. 
Apenas no século 21,com a criação da FUNAI,Bolsa índio,que existem órgãos que podem ajudar na reivindicação de direitos e a defesa dos direitos dos indígenas. E mesmo assim,ele não é assegurado. Grandes empresas e grandes proprietários continuam alargando seus domínios sobre RESEX e áreas indígenas

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos