PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para um retorno depois de ""velho""

5 participantes

Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por fgcguitar Sex 13 Jul 2018, 08:57

Preliminarmente, antes que alguém me recomende pesquisar no fórum, eu já fiz. Não estou puramente perguntando quais materiais usar para estudar. A intenção é ler algumas ideias sobre minha situação específica e tentar adequar o material que mais se encaixe ao caso.
 
Por razões pessoais diversas que não cabem discutir aqui, decidi por voltar a estudar para vestibulares e cursar medicina, minha situação atual:
 
23 anos, advogando há 2 anos, formado já em universidade pública em uma turma de 2012-2016 e com pós graduação lato sensu na área. A área é uma **eu sou um idiota grosseiro e desbocado**, fazer o que? Quero estudar para outra coisa.
 
Nunca fiz cursinho, sai direto do terceiro ano do ensino médio para a universidade. Meu ensino médio foi feito em uma escola particular do interior do Paraná que utilizava o material do Poliedro, acho que me deu uma base muito boa. Em 2011, meu ano de vestibular, lembro-me que tirei 730 no ENEM. Não é suficiente para ser aprovado em nenhum curso de medicina sem cota nenhuma (não tenho nenhuma reserva de vagas), mas talvez com mais estudo.
 
Claro que não me recordo de muita coisa dos meus tempos de escola. Mas estudando, acredito que lembraria facilmente.
 
Separei um material que acredito ser um bom caminho para estudar sozinho. Não tenho mais paciência para piadas e professores babacas que falam da própria vida e flertam com alunas nos cursinhos presenciais. Muito menos para lidar com adolescentes. Dos colegas vestibulando em sala de aula, é um ou outro que tem foco, e o resto verdadeiramente perde o tempo deles e o seu. Na universidade também foi assim.
 
Enfim, o que eu pensei:
 
1.       Apostilas do Poliedro como a base inicial. O foco seria o ENEM, mas eu também prestarei os vestibulares das federais e estaduais do Paraná. Deixo a pergunta: pensei no Poliedro porque eu já tenho contato, conheço o material e gostei. Para recomeçar os estudos em 2018 segundo semestre, vocês indicariam alguma outra coleção?
2.       Livros de aprofundamento:
– Física: Tópicos da Física
– Biologia:
– Matemática: Fundamentos (Gelson Iezzi)
– Química: Ricardo Feltre
– Biologia: Amabis e Martho OU Sonia Lopes, ainda não me decidi.
 
Esses livros de aprofundamento eu escolhi com base nas indicações aqui no PIR2. Na realidade, na minha época de vestibular, só usei o Poliedro mesmo e dava relativamente certo. Mas meu vestibular foi direito, então nunca precisei aprofundar em nada.
 
Obrigado a quem teve a paciência de ler até aqui. Toda contribuição é bem-vinda.

fgcguitar
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2018
Idade : 29
Localização : Foz do Iguaçu/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por _Arthur_ Sex 13 Jul 2018, 09:54

Não sei se para você, em razão da sua bagagem, seria necessário, no entanto, lembro: assinar algum site que corrija redações pode ajudar.

Aproveitando o ensejo: a prova da OAB é mais fácil ou difícil do que vestibular/ENEM?
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por fgcguitar Sex 13 Jul 2018, 10:03

_Arthur_ escreveu:Não sei se para você, em razão da sua bagagem, seria necessário, no entanto, lembro: assinar algum site que corrija redações pode ajudar.

Aproveitando o ensejo: a prova da OAB é mais fácil ou difícil do que vestibular/ENEM?

A primeira fase você precisa acertar 40 de 80. Não li uma linha, acertei 57.
A segunda fase consiste de 05 respostas abertas e 01 peça processual, e você precisa alcançar 6,0 de 10,0. Comprei 1 cursinho online e estudei 45 dias, 3 horas por dia, e fiquei com 8,2.
A prova da OAB não filtra NADA. Só não passa quem está dormindo ou não levou com o mínimo de seriedade. Se você pegar uma pessoa normal da sociedade, que jamais sequer leu qualquer coisa de direito na vida, e colocar em um cursinho preparatório bom, com 03 meses de dedicação o sujeito é aprovado sem qualquer problema.

Resumindo pra ti: não dá pra comparar por 2 motivos. 1. O exame da ordem não tem concorrência. Não tem candidatos por vaga. Se 100% alcançarem a baixa média, todos são aprovados. 2. A prova é extremamente simples. Não existe nem 5% da pressão de um vestibular.

Até hoje, a prova mais difícil que fiz em toda minha vida, com a maior carga emocional e pressão, foi meu vestibular de 2011.

fgcguitar
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2018
Idade : 29
Localização : Foz do Iguaçu/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por Lemann Qui 19 Jul 2018, 12:43

So uma duvida, você tem um certo periodo em que pretende passar(ou seja, tem pressão para ser rapido)? Ou pretende tentar até passar?

Eu pessoalmente nunca usei a apostila do poliedro, as que conheco são apenas são materias de exercicios, feitas em mente que haverá previamente orientação do prof. Mas se tiver teoria nessas apostilas, pode engular essas apostilas, com elas saberá onde está mais fraco e onde está mais forte. 

Tendo essa informação, você se precisar pode se aprofundar em matematica com Iezzi. So que cuidado, tem 11 volumes, e não é em ordem. Você poderia olhar que volumes acredita mais util para você. O mesmo para fisica, vai no volumes que acreditar ser mais difficil para voce. Eu recomendaria você fazer Matemática, Ciência e Aplicações, que são 3 volumes, mas te preparam até para fuvest, pode usar o iezzi so pra aprofundar nas coisas que precisar.

Caso a apostila seja apenas de exercicio, você pode usar todos livros que mencionou para se preparar(pretende usar a apostila para aprender literatura, historia e geografia?). Se ainda quiser iezzi, sua ordem tende a ser 1,2,3,9,10,5,4,6,7(o volume 11 é matematica financeira, pode usar se quiser).

Olha, Feltre é otimo(se quiser vestibular alem do enem(tipo fuvest), é o livro perfeito), pode usar, topicos de fisica é um pouco mais avançado, acho que classica é melhor. Biologia tanto faz, eu tenho da sophia, adoro que tem um livrinho junto com testes, mas você que sabe.


Última edição por Lemann em Sáb 21 Jul 2018, 00:33, editado 1 vez(es)

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por husqvarna98 Qui 19 Jul 2018, 20:40

Esses livros que tu citaste, eu só recomendaria para específicas; segunda fase. 
Só com vídeo-aulas no youtube e com diversas listas de questões, consegui 800 e alguns quebrado no ENEM passado(edit: em matemática). As questões do livro do Iezzi não tem nada haver com as da banca do ENEM.
Acredito que tu trabalhando, com o tempo que te sobrar, tu pode até com algum terminar essa quantidade de material em menos de 2 anos, mas mesmo assim, não será garantia de ser aprovado.
Opinião de quem saiu de 550 para 740 no ENEM, mas ainda está na correria.
Abraços.


Última edição por husqvarna98 em Qui 19 Jul 2018, 20:47, editado 1 vez(es)
husqvarna98
husqvarna98
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/12/2017
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por justanightmare Qui 19 Jul 2018, 20:43

Pra Química eu recomendo Usberco e Salvador.

justanightmare
Jedi
Jedi

Mensagens : 280
Data de inscrição : 25/08/2017
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para um retorno depois de ""velho"" Empty Re: Dicas para um retorno depois de ""velho""

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos