Dicas de Material para a AFA e EN
3 participantes
Página 1 de 1
Dicas de Material para a AFA e EN
Eai pessoal, montei essa lista de livros de matemática e física levando em conta os livros que eu vi aqui no fórum, e também a facilidade de pegá-los emprestado na biblioteca da minha escola. Deem suas opiniões, me ajudem, ano que vem eu quero muito passar na prova e minha estratégia de estudo foi montada pensando nisso.
Matemática:
FME 1 (Conjuntos e funções) - Gelson Iezzi
FME 2 (Exponencial e logaritmo) - Gelson Iezzi
FME 4 (Sequências, matrizes, determinantes e sistemas lineares) - Gelson Iezzi
Introdução à álgebra linear - Alfredo Steinbruch
Álgebra I - Augusto César de Oliveira Morgado
Álgebra linear - Alfredo Steinbruch
FME 5 (Combinatória e probabilidade) - Gelson Iezzi
Análise combinatória e probabilidade - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 6 (Complexos e polinômios) - Gelson Iezzi
FME 3 (Trigonometria) - Gelson Iezzi
FME 7 (Geometria analítica) - Gelson Iezzi
Geometria I - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 9 (Geometria plana) - Gelson Iezzi
Geometria II - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 10 (Geometria espacial) - Gelson Iezzi
FME 8 (Limites, derivadas e noções de integral) - Gelson Iezzi
Cálculo A: funções, limite, derivação e integração - Diva Maria Flemming
Matemática (Volume Único) - Gelson Iezzi
Física:
Fundamentos de Física I (Mecânica) - Halliday
Fundamentos de Mecânica I (Cinemática e Leis de Newton) - Renato Brito
Fundamentos de Mecânica II (Trabalho e Energia, Sistemas de Partículas, Dinâmica do Centro de Massa, Sistemas com Massa Variável) - Renato Brito
Fundamentos de Física II (Gravitação, ondas e termodinâmica) - Halliday
Tópicos de Física II (Termologia, ondulatória e ótica) - Newton, Helou e Gualter
Fundamentos de Física III (Eletromagnetismo) - Halliday
Tópicos de Física III (Eletricidade, física moderna e análise dimensional) - Newton, Helou e Gualter
Fundamentos de Física IV (Ótica e física moderna) - Halliday
Matemática:
Introdução à álgebra linear - Alfredo Steinbruch
Álgebra I - Augusto César de Oliveira Morgado
Geometria I - Augusto César de Oliveira Morgado
Geometria II - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 8 (Limites, derivadas e noções de integral) - Gelson Iezzi
Cálculo A: funções, limite, derivação e integração - Diva Maria Flemming
Física:
Fundamentos de Física I (Mecânica) - Halliday
Fundamentos de Mecânica II (Trabalho e Energia, Sistemas de Partículas, Dinâmica do Centro de Massa, Sistemas com Massa Variável) - Renato Brito
Fundamentos de Física II (Gravitação, ondas e termodinâmica) - Halliday
Tópicos de Física II (Termologia, ondulatória e ótica) - Newton, Helou e Gualter
Fundamentos de Física III (Eletromagnetismo) - Halliday
Tópicos de Física III (Eletricidade, física moderna e análise dimensional) - Newton, Helou e Gualter
Fundamentos de Física IV (Ótica e física moderna) - Halliday
Última edição por Thiago Martins Prim em Sáb 15 Out 2016, 13:15, editado 1 vez(es)
Thiago Martins Prim- Iniciante
Re: Dicas de Material para a AFA e EN
Thiago Martins Prim escreveu:Eai pessoal, montei essa lista de livros de matemática e física levando em conta os livros que eu vi aqui no fórum, e também a facilidade de pegá-los emprestado na biblioteca da minha escola. Deem suas opiniões, me ajudem, ano que vem eu quero muito passar na prova e minha estratégia de estudo foi montada pensando nisso.
Matemática:
FME 4 (Sequências, matrizes, determinantes e sistemas lineares) - Gelson IezziIntrodução à álgebra linear - Alfredo SteinbruchÁlgebra I - Augusto César de Oliveira MorgadoFME 6 (Complexos e polinômios) - Gelson Iezzi
FME 7 (Geometria analítica) - Gelson IezziGeometria I - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 9 (Geometria plana) - Gelson IezziGeometria II - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 10 (Geometria espacial) - Gelson IezziFME 8 (Limites, derivadas e noções de integral) - Gelson IezziCálculo A: funções, limite, derivação e integração - Diva Maria Flemming
Física:Fundamentos de Física I (Mecânica) - Halliday
Fundamentos de Mecânica II (Trabalho e Energia, Sistemas de Partículas, Dinâmica do Centro de Massa, Sistemas com Massa Variável) - Renato BritoFundamentos de Física II (Gravitação, ondas e termodinâmica) - Halliday
Tópicos de Física II (Termologia, ondulatória e ótica) - Newton, Helou e GualterFundamentos de Física III (Eletromagnetismo) - Halliday
Tópicos de Física III (Eletricidade, física moderna e análise dimensional) - Newton, Helou e GualterFundamentos de Física IV (Ótica e física moderna) - Halliday
Não lembro de cair análise combinatória e probabilidade na AFA. Se cai, ver o Morgado apenas o suficiente, pois, do contrário, ficará aloprado demais. Renato Brito também não vale a pena fazer inteiro para AFA.
Ashitaka- Monitor
Ashitaka será que vc poderia fazer uma lista AFA/EFOMM/Escola Naval de matemática e Física? dando enfase na parte de limite,cálculo e derivada que vem caindo na efomm e Escola Nava e quem estuda só fica meio perdido para se preparar nesses conteúdos de nível universitário!
ismael1008,3- Mestre Jedi
Eu já fiz o teste da AFA esse ano por experiência, caíram algumas questões de combinatória e probabilidade (coisa simples) e muitas, mas muitas questões sobre funções, algo que os livros de álgebra que eu elegi cobrem com excelência, por isso a escola deles. Em física eu achei interessante usar o Halliday por eu ter acesso à versão impressa na minha escola de forma ilimitada e também por gostar do método de ensino dele (consegui me adaptar com facilidade), acabei por adicionar os Tópicos de Física II e III como um complemento à eles, tendo em vista que o Tópicos de Física I é sobre mecânica, algo que os do Renato Brito cobrem muito bem. Montei pensando dessa forma. Os livros de cálculo eu peguei para ter uma base caso viesse a cair alguma coisa na prova, mas como eles se encontram no final só seriam trabalhados caso houvesse tempo. E por último os livros de geometria do Morgado, na prova desse ano caíram algumas questões sobre geometria bem interessantes, questões que na minha visão o FME não cobre por completo, por isso o interesse pelos do Morgado.Ashitaka escreveu:Thiago Martins Prim escreveu:Eai pessoal, montei essa lista de livros de matemática e física levando em conta os livros que eu vi aqui no fórum, e também a facilidade de pegá-los emprestado na biblioteca da minha escola. Deem suas opiniões, me ajudem, ano que vem eu quero muito passar na prova e minha estratégia de estudo foi montada pensando nisso.
Matemática:
FME 4 (Sequências, matrizes, determinantes e sistemas lineares) - Gelson IezziIntrodução à álgebra linear - Alfredo SteinbruchÁlgebra I - Augusto César de Oliveira MorgadoFME 6 (Complexos e polinômios) - Gelson Iezzi
FME 7 (Geometria analítica) - Gelson IezziGeometria I - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 9 (Geometria plana) - Gelson IezziGeometria II - Augusto César de Oliveira Morgado
FME 10 (Geometria espacial) - Gelson IezziFME 8 (Limites, derivadas e noções de integral) - Gelson IezziCálculo A: funções, limite, derivação e integração - Diva Maria Flemming
Física:Fundamentos de Física I (Mecânica) - Halliday
Fundamentos de Mecânica II (Trabalho e Energia, Sistemas de Partículas, Dinâmica do Centro de Massa, Sistemas com Massa Variável) - Renato BritoFundamentos de Física II (Gravitação, ondas e termodinâmica) - Halliday
Tópicos de Física II (Termologia, ondulatória e ótica) - Newton, Helou e GualterFundamentos de Física III (Eletromagnetismo) - Halliday
Tópicos de Física III (Eletricidade, física moderna e análise dimensional) - Newton, Helou e GualterFundamentos de Física IV (Ótica e física moderna) - Halliday
Não lembro de cair análise combinatória e probabilidade na AFA. Se cai, ver o Morgado apenas o suficiente, pois, do contrário, ficará aloprado demais. Renato Brito também não vale a pena fazer inteiro para AFA.
Meu raciocínio ficou meio bagunçado, mas acho que dá de entender. Se puder apontar mais alguns pontos para que eu venha a retirar esses livros da minha lista eu ficaria agradecido!
O Halliday é um livro universitário que foge - e muito - do nível e estilo da AFA. Qualquer livro de cálculo é completamente desfocado para AFA, acredite. As questões de análise combinatória e geometria são simples demais para perder tanto tempo com livros de alto nível como os do Morgado. Vai ser um custo muito alto para um benefício pequeno. O vol. 1 do Iezzi cobre muito bem o que cai na AFA sobre funções.
Sobre EN e EFOMM, não posso ajudar, pois sequer conheço ou fiz as provas, nem sobre livros de cálculo, pois não estudei formalmente esse assunto. Veja que, portanto, dá sim pra passar na AFA ainda que saiba 0 de cálculo. Já a lista para AFA, essa aí que editei - riscando o desnecessário - me parece boa. Ainda deve-se destacar que, mesmo para os livros não riscados, tem que saber selecionar bastante bem o que vai fazer de cada um deles. Do contrário, vai se perder no oceano de problemas inúteis.
Sobre EN e EFOMM, não posso ajudar, pois sequer conheço ou fiz as provas, nem sobre livros de cálculo, pois não estudei formalmente esse assunto. Veja que, portanto, dá sim pra passar na AFA ainda que saiba 0 de cálculo. Já a lista para AFA, essa aí que editei - riscando o desnecessário - me parece boa. Ainda deve-se destacar que, mesmo para os livros não riscados, tem que saber selecionar bastante bem o que vai fazer de cada um deles. Do contrário, vai se perder no oceano de problemas inúteis.
Ashitaka- Monitor
Você recomendaria então trabalhar apenas com o FME em matemática? E em física retirando os Halliday e deixando só os Tópicos de Física mais os do Renato Brito (os tópicos conseguem cobrir os assuntos de mecânica pra prova da AFA)?
A lista ficaria assim então:
Matemática:
Física:
Tópicos de Física I (Mecânica) - Newton, Helou e Gualter
Existe mais algum livro que você indicaria?
A lista ficaria assim então:
Matemática:
Física:
Tópicos de Física I (Mecânica) - Newton, Helou e Gualter
Existe mais algum livro que você indicaria?
Eu sei que o tópicos de física II e III são bem competentes, mas o I não conheço. Provavelmente, também o é, mas se tiver acesso ao RB, também vale a pena fazer alguns de lá.
Se possuir o Morgado de análise, é bom para ler a teoria, mas os exercícios são pesados pra AFA. Se não possuir, pode fazer tudo pelo FME 5 mesmo.
Acho que não tem mais nada pra incluir. Só não esqueça de fazer provas antigas, que é fundamental.
Se possuir o Morgado de análise, é bom para ler a teoria, mas os exercícios são pesados pra AFA. Se não possuir, pode fazer tudo pelo FME 5 mesmo.
Acho que não tem mais nada pra incluir. Só não esqueça de fazer provas antigas, que é fundamental.
Ashitaka- Monitor
Certo, eu tenho acesso tanto aos do Renato Brito quanto ao Morgado de análise, minha escola tem eles. Irei usar ambos também. Obrigado pela ajuda Ashitaka!